Home

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como adorar a Deus se estou magoado? 2# Parte


Lição n° III
Louvemos à Deus.

18. Apesar de saber tudo sobre a morte, a inflição sofrida por Jó, em momento algum  foi motivo de incredulidade diante de sua dor e sofrimentos suportados.

19. Pelo contrário. Jó recusou-se ser amargo. Ao invés isso, ele disse: “Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?”(Jó 2:10). Em sua resposta aos seus ingratos amigos que o vieram confortar, Jó manifesta o texto mais lindo das Escrituras, provenientes dos lábios de um inspirado sofredor. Muito semelhante ao texto de Isaías 53.

"Eu sei que o meu Redentor vive, e por fim
Se levantará sobre a Terra,
Depois de revestido o meu corpo da minha pele,
em minha carne verei a Deus.
Ve-Lo-ei por mim mesmo, os meus olhos O verão e não outros
De saudade me desfalece o coração
Dentro de mim..."(Jó 19:25-27).

20. Que declaração de fé fantástica. Coniança na ressurreição. Conclusiva. Certeza Plena. Quando tudo pareceu perdido, Jó confiou em Deus e continuou nessa direção.

21. Enquanto estamos passando pelo sofrimento, louvemos a Deus, a despeito de nossas circunstâncias. Não agradeçamos a Deus por nossos problemas, mas agradeçamos a Ele em meio aos nossos problemas. Pelo seu livramento. Se houve prejuízos materiais Ele nos dará coisa muito melhor.

Lição n° IV
Gratidão. I Tes. 5:18

22. Essa sugestão de Paulo, talvez o mais sofredor dos apóstolos, foi literalmente aquele que mais contribuiu com seu incentivo à gratidão pela sua amarga vida de agruras ministeriais. "Em tudo daí graças, porque essa é a vontade de Deus, em Cristo Jesus "

23. Lembremo-nos do fim da história de Jó. A conclusão a que ele chegou depois de tudo. Depois que o Senhor pessoalmente o argui e faz ver a Jó que o seu sofrimento tinha um grande motivo. Satanás precisava saber da sua integridade. Do seu amor por Deus. Da sua fidelidade em tempo de bonança e em tempo de angústia.

24. Ele (Jó) exclama de uma forma humilde e penitente. Teve a visão do Todo Poderoso. Daquele que guarda todo tempo e o tempo todo a nossa alma. Exclamou ele (Jó):

"Na verdade eu falei do que não entendia. Coisas maravilhosas demais para mim,
Coisas que eu não conhecia...
Eu te conhecia só de ouvir,
Mas agora os meus olhos Te vêem."

25. A maior dádiva prá Jó foi Ele ter uma visão real do Todo Poderoso, dentro daquilo que ele podia ter do Senhor.

26. Recordemos lendo Jó 42:10, como "mudou o Senhor a sorte de Jó...Deu-lhe o dobro de tudo. Começou do zero. Assim abençoou o Senhor a Jó...(Jó 42:12). Depois do seu sofrimento, ele ainda viveu 140 anos.

27. A história de Jó está na Bíblia por causa de uma pergunta:

“Será que eu adoraria a Deus se tudo desse errado na minha vida?”

28. Adoraria? É fácil adorar a Deus quando tudo acontece do nosso jeito. É fácil ser um cristão nas horas boas. Mas o que acontece quando tudo vai mal em nossa vida?

Você ainda assim confiaria em Deus?

29. Este é o teste final de fé. Você será testado. Isto é garantido. Deus tem o Controle de Qualidade. Em algum ponto de sua vida, tudo se despedaçará.

30. Mesmo assim, ainda existem muitas coisas pelas quais podemos louvar a Deus, mesmo quando a vida é dura. Eu achava que tudo era sempre perfeito. Não existe um tempo em sua vida quando tudo é perfeito. E não existe um tempo em sua vida quando tudo vai mal. Na verdade, a vida é mais parecida com dois trilhos em uma ferrovia. Um deles são as coisas boas da sua vida e o outro são as ruins. Você tem os dois o tempo todo.

31. Mas quando lemos na Palavra do Senhor e lá diz que teríamos aflições, provações…(João 16:32-33). Este é um texto muito significativo. Jó passou no teste, e você?. E eu? Pela nossa fé será comprovado o nosso estágio probatório nesta Terra. Jó foi aprovado segundo as Escrituras.

32. Percebo que Deus sempre está nos revelando o que nos pode acontecer e também que mesmo em meio a essas provações Ele estará sempre conosco. Disponível. Jó escolheu agradecer a Deus, à despeito de sua dor – e nós também podemos fazer isso.

Peçamos a Deus sabedoria e força.

33. Quando estamos magoados, mais do que qualquer coisa, nós precisamos de sabedoria e força para saber o que fazer e ter o poder para fazer.

34. Sabe uma coisa que acontece! Não conseguimos pensar claramente quando estamos magoados. Começamos a ter pensamentos tolos, com a vontade danificada para a retaliação e revanche. Mas é nessa hora que precisamos de sabedoria. Precisamos de força – o poder para fazer a coisa certa. E o Senhor nos diz isso em Salmo 37:39 :

“O SENHOR Deus salva do perigo os que são bons e os protege em tempos de aflição.”

35. Eu não sei qual é o tipo de problema que você está enfrentando neste momento, mas sei que Deus está esperando para fortalecê-lo. Quando você se torna seguidor de Jesus Cristo, terá exatamente os mesmos problemas que tinha antes de segui-lo. Você não está isento! Mas agora temos a sabedoria e a força de Deus, disponíveis para nós, então, peçamos a Ele!

Junte-se a outras pessoas para ter apoio.

36. Nunca foi a intenção de Deus que lidássemos com toda nossa dor e todas as nossas feridas, sozinho. “Se ainda não aprendeu como compartilhar sua dor, você nunca será curado”. Você ficará magoado para o resto de sua vida.”. (AD).

37. Aqui está o problema: Quando estamos magoados, é da natureza humana se recolher. Quando nos magoamos, levantamos barreiras ao nosso redor. Colocamos limites, muros. Afastamos-nos das pessoas e até de Deus. Trancafiamo-nos. Fechamo-nos dentro da nossa casca. Isto é simplesmente tolice. Você nunca será curado se não aprender a se abrir novamente. Sir da casca. Do casulo. É uma necessidade premente.

Conclusão.

38. Um dia, se você colocou sua confiança em Deus e em Seu Redentor, então viverá com Ele para sempre. E neste dia não haverá mais dor, sofrimento ou tristeza. Portanto, agüente firme e não olhe para “o aqui e agora”, mas para o que Deus planejou para você na eternidade.

39. Aqueles que estão passando por um sofrimento, seja uma dor que esteja experimentando por causa de críticas injustas, exaustão ou até mesmo problemas causados por você mesmo. Talvez, haja algum sofrimento do seu passado que nunca foi tratado. Por favor, não ignore esta dor. Não deixe que ele roube e bloqueie a adoração que deveria estar dando a Deus. Trate disto hoje. Agora. Sinta a dor que está em sua vida. Louve a Deus em meio a dor. Peça a Deus sabedoria e força. Junte-se a outras pessoas para ter apoio. E persevere. Porque ...

Eu se que o meu Redentor vive;
E por fim Se levantará sobre a Terra...

Amém, Amém,
Amém.


Por Olavo Ferro
Igreja Adventista do 7º Dia – Central do Recife
olavoferro@uol.com.br

2 comentários:

  1. Muito boa postagem Sr. Olavo, parabéns!
    Vou ver se eu copio e imprimo as duas partes, pra passar pro meu sogro, pois tenho certeza que ele irá apreciar muito. Ele é pastor aposentado e uma das coisas que ele continua fazendo e muito é ler. Trabalha na terra, mas não abandona os livros e a leitura de ótimos textos.
    Abraços e um dia de paz!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns muito lindo. Essa msg me deu vida...

    ResponderExcluir