Home

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Como adorar a Deus se estou magoado? 1# Parte


Como adorar a Deus se estou magoado? Será que eu adoraria a Deus se tudo desse errado na minha vida?

1. Como responder positivamente a esta questão tão importante na vida do ser humano? Que sentido damos a nossa vida nos momentos em que é difícil explicar o que nos acontece e que alheios a tudo, nos vemos diante do inevitável?

2. Estou escrevendo essa matéria depois de acompanhar pela TV o infausto acontecimento nas regiões serranas do Estado do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, como também na Finlândia e Austrália.

3. Todos nós passamos por experiências que nos machucam na vida. Estas feridas podem ser físicas, materiais, espirituais, emocionais ou relacionais. Podem até estar em nossa vida agora ou aparecer em breve. Catastrófica. Importuna. Irremediável. Desesperadora. Magoados por qualquer motivo.

Então, o que fazer quando estamos magoados?

4. Jó é um grande exemplo disso. Falando de um dia ruim, Jó era um homem rico. Tinha uma família grande. Era um homem bom e íÍntegro. Foi atacado por Satanás. Perdeu todos os seus filhos e posses. Enfim, perdeu todo o seu patrimônio pessoal e material. Ele perdeu tudo – sua riqueza, família, amigos e a saúde.

Em um único dia, Jó vai do bem sucedido ao nada de um morador de rua. Do pleno de saúde física a um desesperado câncer de pele (um melanoma, talvez), ou qualquer outra enfermidade do gênero considerada uma doença terminal. Ficou cheio de feridas, sequer sem o auxílio da ciência médica rudimentar na época.

6. Embora fosse um terrível poço de gemidos, sabia tudo sobre a morte. Em razão de sua horrível situação, ele amaldiçoou o seu nascimento. E Deus não entendeu isso como pecado. Sentiu-se desamparado de Deus, assim como Jesus na Cruz do Calvário. "Eli, Eli, lama sabactani."(Mt. 27:45).

7. Apesar de ter sido um homem abastado, sabia que o homem nasce em mundo maldito pela transgressão.

Todos nós somos fracos desde o nascimento. A nossa vida é curta e agitada. O homem nascido de mulher vive um breve tempo e cheio de inquietações. (Jó 14:1). É certo que Jó sabia que assim como lagoas que secam; como os rios deixam de correr. Assim enquanto o céu existir, todos vamos morrer. Vamos dormir o sono da morte para nunca mais levantar.(Jó 14:11 e 12 da Bíblia das Descobertas, já citada no rodapé (1).

[1]NTLH 06PBD– Bíblia das Descobertas, Gráfica da Bíblia, SBB-Brasil 2010.

[2] Jó 1:11, 13,17,19; Jó 7:9-10; todo o capítulo 14.

8. Pois bem, o acerto que Deus fizera com Satanás no grande teste da fidelidade de Jó, sem ele o saber, foi algo que poderíamos dizer no entendimento humano, ter sido uma atitude desairosa. Ele(Jó) não teve nem tempo para se preparar. A isso chamamos de fatalidade. Deus sabe tudo. Mas infelizmente, Deus é assim. É fantástico. Quando Ele confia em alguém, em sua onisciência Ele age sem comunicar porque sabe que a resposta será de aceitação e fidelidade. Verdadeiramente Ele conhece os Seus. Não é fenomenal?

9. Em todo o livro de Jó, vemos um homem que foi profundamente ferido: física, relacional e emocionalmente. Mesmo assim, o livro conta a história de como Jó adorou a Deus, ao invés de se tornar amargo. E ai vem a grande pergunta:

Como se conectar com Deus em meio a uma
crise dessa ordem em nossa vida?

10. Muitos de nós estamos vivenciando uma crise sem precedentes esta semana. O Rio de Janeiro está outra vez às voltas com uma situação incontrolável, uma crise em que a Natureza se encontra em conflito com homem. Aliás, quem está em conflito mesmo é o homem com a natureza. Entrementes, estas agitações da estão sendo configuradas em muitos países. Austrália, Finlândia, Índia, etc. Outros estão carregando suas feridas por toda a vida e ainda não conseguiram se livrar delas. E ai...Como adorar o Senhor nessa situação?

Lição n° I
Conte para Deus exatamente como você se sente.

11. Precisamos por para fora todos os nossos sentimentos. Nossos queixumes. Desnudar a alma não para pessoas que simplesmente vão ficar sabendo de nossas fraquezas. Nossos pontos fracos. Talvez até se perceba alguma sensibilidade da parte deles. Fiquem condoídos. Mas não podem fazer muita coisa. Somente a solicitude. Nada mais que isso. Isso só não satisfaz.

12. Todavia, quando compartilhamos nossos sentimentos com Deus, quando confiamos à Ele nossa dor, estamos O adorando – mesmo quando estes sentimentos sejam negativos. Pesares. Tristezas. Decepções, assim como Jó, Somente Ele sabe mitigar as feridas de nossa alma. Usar o bálsamo correto.

Você Jó expressou sua dor para Deus?

13. Jó:1:20, e disse: ["..."].

14. Aproveite, meu querido leitor, e leia essa porção das Escrituras vendo a reação de um gigante da fé, mas que em seus momentos de infortúnios, soube descansar a sombra do Onipotente (Sl 91:1).

15. No antigo Oriente Médio, isto era o que as pessoas faziam quando queriam mostrar frustração, raiva ou profunda tristeza – eles rasgavam suas vestes. Sacudiam cinzas sobre a cabeça. Essa prática era também adotada grandemente pelo povo de Israel que fazia parte desse polígono regional.

Lição n° II
Sinalize para Ele(Deus) que você está profundamenteVulnerável.

16. Apesar da deplorável companhia de seus amigos, do desprezo e da aleivosia dos seus irmãos (Jó 6:13).

"Cumprida é a minha noite" (Jó 7: 4). "A minha carne está vestida de vermes" (v.5). "Fui abandonado por todos". A única coisa que lhe restou foi a sua companheira (esposa) que respondeu às suas aflições com ceticismo e incredulidade no SENHOR nosso Deus. (Jó 2:9). Deus não fez nossos corpos para lidar com emoções negativas. Com sentimentos perversos. Permiti-os para que compreendamos que onde o pecado reina, a malignidade é o resultado com consequências trágicas. Deus nunca nos criou para isso. Quando engolimos nossas emoções, nosso corpo é quem sente. E as dores são insuportáveis.

17. Então, a primeira coisa que devemos fazer quando passar por uma experiência dolorosa em nossa vida é: Conversar. Falar para Deus que não estamos gostando do que aconteceu! Não se preocupe. Deus não vai ficar chateado. Você está sendo testemunha da Sua máxima aflição que pagaria o preço do Resgate que haveria de fazer para nos ter de volta. É triste mais tem que ser assim. Não existe outro meio, pois o pecado não podia se levantar outra vez (Naum 1:9).

Continua.....

2 comentários:

  1. Olá!
    No sábado a pregação falou justamente de Jó, muitas coisas escritas aqui, foram faladas na pregação, de uma forma diferente, mas com o mesmo sentido.
    Foi uma benção pra mim ouví-la no sábado e hoje ver aqui esse texto.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Estou passando por dificuldades econômicas, fui vítima de falsidade e golpe, antes de comprar o carro orei a Deus, comprei o carro e me dei mal, mas sei que não foi culpa de Deus, foi da pecaminosidade humana, do orgulho e da arrogância. Após ler este texto aumentou a mina esperança e confesso que as vezes fico magoado com Deus, pois gostaria que ele resolvesse logo este problema, mas fé também é sinônimo de paciência. Esperarei no meu Senhor, pois eu sei que ele ouviu minha oração!!

    ResponderExcluir