Home

sexta-feira, 17 de julho de 2020

O Remanescente e o Livro da Vida


Texto Básico – Ap. 12:17 e Ap.20:15

INTRODUÇÃO.

1. – Ultimamente e, depois que tenho me dedicado a um estudo mais aprofundado do livro do Apocalipse, tenho ficado impressionado com a presença marcante do VERDADEIRO REMANESCENTE DE DEUS no Apocalipse e em toda a Bíblia.

2. – Aliás, este assunto é de Fundamental Relevância em nossa preparação para a II Vinda de Cristo em Glória e Majestade. É condição 'sine qua' como habilitação para o Céu. Muito interessante, porquanto é prerrogativa exclusiva do Remanescente a sua manutenção no Livro da Vida.

3. – Tenho orado ao Senhor para que todos, indistintamente, nos dediquemos de corpo e alma à verdadeira compreensão desse assunto.

. – Detidamente me envolvi numa pesquisa sistemática acerca do Remanescente em toda a Bíblia – de Gênesis a Apocalipse. Confesso, fiquei deveras impressionado diante da minha situação como membro da Igreja Adventista do 7º Dia. Cheguei à seguinte conclusão.

ORIGEM/CONCEITO/DEFINIÇÃO.

5. – Em princípio – Remanescente ou Remanente é aquele que fica, não é aquele que sai. O que sai é aquele que deixa de ser. Portanto, etimologicamente, é subsistir como sobrevivente, sobra, resto etc.; sobrar, restar. Eis o grande perigo – deixar de ser.

6. – Em todas as Escrituras, o Remanescente tem sido demonstrado pelas suas ESPÉCIES e IDENTIFICAÇÕES. No contexto da Doutrina Adventista, eles (os Remanescentes) são equiparados em sua SIMETRIA e IDENTIFICAÇÃO com os 144 mil. Uauuuuu!!!!!!

7. – Um dos grandes problemas dos ASD's como denominação é como se manter na defesa do seu PERFIL ESCATOLÓGICO AGREGADOR como Igreja. Nunca um separatista. É viver a Fé que uma vez foi dada aos santos (Jd.3). São aqueles que vivem estritamente pela fé. Daí a necessidade e a relevância do estudo relativo aos Remanescentes.

8. – O que significa viver pela fé? A isto chamamos de firmeza de caráter. Os três companheiros de Daniel (Ananias, Misael e Azarias) é um exemplo da resposta a essa pergunta.

9. – O Movimento Adventista ainda é relativamente muito jovem. Tem em 2020 apenas 176 anos e já enfrenta constantemente os desafios de um crescimento e desenvolvimento perene para manter a sua VITALIDADE e RELEVÂNCIA num mundo que mudou de forma drástica. Mudança que implica em satisfazer a necessidade significativa da sociedade e da vida dos seus membros. (1)

PERSPECTIVA DO REMANESCENTE.

10. – Mas afinal qual é a perspectiva do Remanescente? Não é uma boa pergunta, principalmente quando estamos falando de IASD e do seu esforço para se manter e preservar a unidade de seu Nisto Cremos?

11. – A resposta a essa questão é reconhecer que a perspectiva adventista é: (1). Soteriológica2, (2). Evangélica e (3). Missiológica? Na relação trinomial perfeita do 1,2 e3 para não esquecer.

12. – Por isso, quem melhor define a posição do Remanescente no mundo são os ASD's com a identificativa comissão outorgada pelo Remanescente Primitivo – o Senhor Jesus Cristo – o Filho do Homem, pelo que suportou e pelo que ensinou (Mateus 28:18, 19 e 20). Desse modo, a perspectiva da eclesiologia adventista encontramos no texto de (Apocalipse 20:15 e 21:27), a realidade do Povo de Deus. Somente os Remanescentes se encontram inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.

13. – Apesar de o Cordeiro haver morrido por todos, somente o Remanescente encontra o seu fiel registro no Livro da Vida, na descrição que o vidente de Pátmos faz da Terra Renovada, a morada dos Santos de todas as épocas.

14. – Conforme já vimos anteriormente (Ap. 21:27) escolhemos analisar este texto na ótica de algumas traduções bíblicas, a saber:
RA 3– " ...nela (a Nova Jerusalém), nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no livro da Vida do Cordeiro."
TB4 – "...nela (Nova Jerusalém) não entrará coisa alguma impura, nem o que pratica abominação e mentira, mas
somente os que estão inscritos no Livro da Vida do Cordeiro."
NTLH5 – "... porém, nela (Nova Jerusalém) não entrará nada que seja impuro, nem ninguém que faça coisas vergonhosas ou que conte mentiras. Entrarão na cidade somente as pessoas que têm o seu nome inscrito no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro."
BJ6 –"...Nela (Nova Jerusalém) jamais entrará algo de imundo, e nem os que praticam abominação e mentira. Entrarão somente os que estão inscritos no Livro da Vida do Cordeiro.
BJC7 –".... Nada impuro poderá entrar nela, nem quaisquer pessoas que pratica coisas vergonhosas ou minta; mas poderão entrar apenas aqueles cujos nomes estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro."

15. – Foi por isso que João viu o Grande Conflito em visão profética e registrou dizendo que: "... Enfurecido por causa da Mulher (a mulher vestida de sol), foi então o Dragão guerrear contra o RESTO dos seus descendentes, os que observam os mandamentos de Deus e têm o Testemunho de Jesus." (Ap. 12:17). Observe-se que em profecia, especificamente no Livro das Revelações, mulher simbolicamente se traduz como a Igreja (Ap.12:1 e 17:3). Esse conflito é milenar e essa controvérsia foi profetizada pelo próprio Deus (Gn. 3:15) – entre o descendente da mulher contra a Serpente e os seus descendentes.

16. – Sem exceção, em todas as traduções da Bíblia, o vocábulo Remanescente, resto, remanente, restante ou o que sobeja se identifica como aquele fica. Remanescente não é o que sai; é exatamente aquele que ficou da descendência da Mulher que teve um filho varão (Ap. 12:5); e foi levada para o deserto permanecendo ali pelos 1260 anos da Intolerância Religiosa da Idade Medieval (Ap. 12:6). Esse foi o tempo em que a mulher foi sustentada por 1 tempo, 2 tempos e ½ de 1 tempo = os mesmos 1260 anos visto anteriormente citados.

CONCEITO/SIGNIFICADO.

17. – Por conseguinte, dizem os dicionaristas que o conceito de Remanescente é aquele que FICA, RESTA, o RESTANTE, ou AQUILOU QUE FICOU. De acordo com Gerard Hazel, teólogo Adventista de saudosa memória, a presença do Remanescente no Antigo Oriente Próximo e de seus materiais bíblicos é uma realidade. Ele afirma que é uma questão vital tal
como definido no livro do profeta Isaías (Is. 10:21-23), bem assim como o apóstolo Paulo (Rm 9:27 e Rm.11:5).

18. – O Remanescente, amigos queridos, e a possibilidade de um FUTURO estão tão intrinsecamente conectados "onde não existe Remanescente, NÃO EXISTE FUTURO, afirma Gerard Hazel. Isto deve merecer de nossa parte a mais profunda reflexão, em termos de salvação.

19. – Na Bíblia Hebraica o tema do Remanescente sempre foi incorporado desde o princípio à HISTÓRIA DO POVO DE DEUS. Portanto, em todas as eras e épocas Deus sempre houve um REMANESCENTE FIEL e sempre será assim até o fim. Aqueles que ficaram se mantiveram fiéis e leais à Palavra do Senhor nosso Deus.

20. – Como tipificação do Remanescente, podemos classificá-lo em três segmentos distintos no contexto da LINHA DO TEMPO. Daí concluir-se que os Remanescentes se dividem em:

O REMANESCENTE.

(1) - Fiel / (2) Histórico / (3) Escatológico.

21. – Os Remanescentes são e serão aqueles que demonstram Espiritualidade Genuína e um relacionamento com Deus marcado pela Fé Verdadeira. Certamente serão aqueles que estarão em pé quando Jesus se manifestar em glória e majestade nas nuvens do Céu.

22. – Indubitavelmente, somente os Remanescentes se salvarão. Serão os Sobreviventes de todas as eras (Joel 2:31 e 32). Sem exceção, todo Remanescente Fiel é Histórico e também já foi Escatológico. Com perfeição, no Seu Sermão Profético (Mt.24 e 25) Jesus contou 05 PARÁBOLAS falando da necessidade de estarmos preparados. São elas:

Figueira/Servos Bons/Maus
(1).Mt. 24: 32 / (2).Mt. 24:45.

Virgens e o Noivo/Talentos//Ovelhas e Bodes
(3).Mt. 25:1 / (4).Mt. 25:14 / (5).Mt. 25:33.

Remanescente Histórico – É todo aquele que permaneceu após ter escapado a uma catástrofe.

Remanescente Fiel – É todo aquele que se caracteriza pela espiritualidade genuína demonstrada no seu relacionamento com Deus em qualquer época.
Remanescente Escatológico – É aquele que consiste dos fiéis que vivenciarão os juízos de purificação e as calamidades preconizadas no Apocalipse e sairão vitoriosos.

23. – Estes receberão o Reino. São os SOBREVIVENTES da grande tribulação. Por exemplo: Elias pensava que ele era o único remanescente de seu tempo. Entretanto, Deus tinha 7 mil daqueles que não dobravam os seus joelhos diante de Baal. Portanto, ele não estava sozinho.

24. – Como se comportam os Remanescentes? Simples. (Ml.3:13e17). Leia por favor e tire suas conclusões. Todo Remanescente é salvo pela graça. Não pode reclamar mérito algum de sua parte.

25. – Apesar de existir um PADRÃO HISTÓRICO para sua identificação, o Senhor há de escolhê-lo a partir de um grupo mais amplo. Em sucessivo, pelo menos tem sido assim no relato profético. A Graça Divina não substitui a Fidelidade Humana. Nunca se esqueça disto. É uma condição sine qua non. Não exclui o chamado à fidelidade de seus recebedores, porquanto o Povo de Deus no passado e até mesmo hoje tem a tendência de se afastar d'Ele. Sempre houve um registro de franca apostasia idolátrica. Por isso, tantas deportações, exílios, escravidão, etc.

26. – Resguardando-se das promessas que fizera a Abrahão e a Davi, Deus sempre manteve um REMANESCENTE GENUÍNO. (Legítimo, verdadeiro, sincero, que não sofreu nenhuma alteração, exato, puro, autêntico). Ele se destaca por seu APEGO ÀS ESCRITURAS, demonstrando em sua obediência que é um AUTÊNTICO DESCENDENTE DA MULHER. (Gn.3:15).


O REMANESCENTE E O LIVRO DA VIDA.

27. – (Ap. 20:15) – Como já vimos, apenas aqueles cujos nomes foram registrados no Livro da Vida do Cartório de Registros do Santuário Celestial serão constituídos como o Remanescente Escatológico de todos os tempos, principalmente dos últimos dias. Portanto, o Remanescente precisa constar desse Livro. Deste modo, o Livro da Vida ganha destaque no Julgamento Final. (Ap.20:12) – no último embate instigado por Babilônia, pela Besta e pelo Falso Profeta que as apoia, o Remanescente estará pronto para viver eternamente. O Julgamento Final de cada indivíduo se baseia nas obras (Ap. 20:12 e 13). Os Remanescentes terão bem definidos em suas mentes um princípio eterno instituído lá no Éden, o direito de comer da Árvore da Vida.

CONCLUSÃO.

Primeiro – nos são justificados pela Fé (Rm. 5:1e 2) e salvos pela Graça (Ef.2:5). Segundo – são santificados pela Obediência. (Rm.1:5 e At. 21:24). Terceiro – serão julgados pelas Obras.(Ap. 22:12; Rm.2:6 e Sl. 66:12). Por conseguinte, não nos esqueçamos de que não há da parte de Deus nenhum resquício de qualquer (1). Sentimento discriminatório, (2). Nenhuma predileção e/ou predestinação.

28. – Ninguém será forçado a aceitar e/ou receber as vestes de Vencedor, recebê-la-á como um presente. A nossa RELEVÂNCIA é estarmos preparados para os acontecimentos que estão bem adiante de nós. Está em nos apercebermos de que (Ap.14:12) é a nossa REALIDADE. A escolha é de cada um, mas depende do Sangue do Cordeiro (Ap.7:13 e14). Tudo acontece exclusivamente pela GRAÇA. (Efésios 1:4) – Nossa escolha foi efetuada na eternidade, isto é o reconhecimento característico dos Remanescestes. O Fim não pode chegar para nós de IMPROVISO.

29. – Estarmos apercebidos faz parte da nossa EFICIÊNCIA como os verdadeiros SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS. Só assim somos considerados como os verdadeiros crentes da ASSEMBLEIA DE DEUS e na verdadeira Igreja UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, etc. Impressiono-me quando penso que os perdidos são como areia do mar (Ap. 20:8). Escrevi um texto e bloguei neste mesmo blog com o tema: A Estatística dos Salvos e Perdidos. Muitos se arvoram em apresentar uma estatística, sem nenhuma base bíblica muito parecida com a Lei de Murphy a saber: 50% de estarmos salvos e 50% de estarmos perdidos. Não é por aí. No exemplo da areia do mar presume-se que a maioria absoluta não esteja entre os remanescentes de todas as eras. Infelizmente eles (os Remanescentes) serão uma MINORIA, contando de Adão até o último humano que vai nascer na Terra.

30. – A nossa condição como o Remanescente de Deus nos lembra de que em Ap. 20:15 o nosso preparo espiritual precisa ser levado em consideração. Muito a sério mesmo. Precisamos fugir da crise que se abate em todas as denominações cristãs conservadoras e/ou neomodernas. Estão perdendo por completo a Relevância e o Senso de Missão. Enquanto elas se renovam e perdem a sua identidade distintiva e Cristocêntrica. Por outro lado, a IASD experimenta um CRESCIMENTO significativo. Esse é o motivo da nossa HUMILDADE e devemos fortalecer a nossa UNIDADE DISTINTIVA como Organização Mundial. Estamos hoje em 204 países do mundo. Não se pode ignorar que desde os seus primórdios, o Movimento Adventista tem se identificado como a Igreja Remanescente, como o cumprimento de (Ap. 12:17). Gente – sem a menor sombra de dúvidas, como ASD's temos um Corpo Doutrinário Distinto, um
Estilo de Vida Particular e Único e uma Cosmovisão Bíblica Única.

APELO.

31. – Meu Apelo nesta neste arrazoado se acha contido em (Ap. 15:2 e 4:6). Gostaria de me encontrar com todos vocês nessa lâmina cristalizada de quartzo. Isto deve dizer alguma coisa. 2/3 de todo o Planeta é água. Isto já deve, pelo menos, chamar a nossa atenção em relação aos salvos e perdidos. O grande objetivo e propósito divino finalmente será cumprido: "...Enchei a Terra..." (Gn. 1:28). Mas para que seja possível o nosso enquadramento como Remanescente Fiel de Deus, exigirá uma luta muito grande. Teremos que nos apresentar com o perfil dos 144 mil (Ap. 14:1-5). Diante desta farta exposição de motivos, como vai o nosso Compromisso Final? Tudo é uma questão de permanecer fiel. Ser vencedores Ao que vencer...(Ap. 2:7, 11,17, 26-29; Ap. 3:5,12 e 21). Isto é tarefa para os Remanescentes. O Remanescente é santo e reconhecido devido a sua fidelidade indo até as últimas consequências. (Ap. 14:12) – é o nosso GRITO DE GUERRA contra um mundo que nos ataca de forma hostil e tentadora.

32. – Nunca nos esqueçamos – Somente os Remanescentes estarão preparados para serem resgatados. Urge estarmos pronto HOJE. AGORA. Não se faz reservas antecipadas, mas podemos estar PRONTOS exatamente agora.
Faça sua provisão de Fé imediatamente e evite a Fatalidade. O Senhor conta com você agora.

Amém, Amém e Amém.


Sermão pregado em 22/09/2012 pelo Ancião Olavo Ferro
Classe Bíblica dos Amigos
Igreja Adventista do 7º Dia – Central do Recife



Referência bibliográfica:
− Teologia do Remanescente, Ángel Manuel Rodriguez – Organizador. Editado pela gráfica da Casa PublicBadora (2012).

Nenhum comentário:

Postar um comentário