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sexta-feira, 17 de julho de 2020

Consultoria Doutrinária sobre o Santuário - 11/12/2010

Nome: Adriano
Categoria: Santuário

Pergunta:
Sendo 4 decretos: - O de Ciro em 538 AC e Dário cerca de 522 e 2 Artaxerxes I Lomgue- Hand- 465 AC e 444 AC. Por que nós escolhemos o terceiro e não um dos outros para começar a contar as 2300 tardes e manhas. Daniel 8:14?

Resposta
Recife/PE. 11/12/10 - 09:30
Estimado Adriano.
Um Feliz Sábado.

1. As profecias têm objeto próprio para o seu cumprimento. Elas não se cumprem meramente por escolha humana. Escolhendo esta ou aquela ata.

2. Daniel havia tido uma visão de um carneiro e um bode. Na seqüência do desenrolar desta visão, Daniel presenciou um diálogo de dois anjos, registrada pelo próprio em Dan. 8:13 e 14.

3. Inserta no conteúdo maior da profecia que retrata a purificação do Santuário, está a profecia das 70 semanas, decompostas em 7 semanas + 62 semanas + 1 semana. Onde residiria o começo? E a resposta, algum tempo depois, tempo em que o profeta Daniel ficara desolado, jejuou não comendo nem bebendo. Foi ai que o varão Gabriel foi específico no objetivo do cumprimento profético. Ele disse: "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém até o UNGIDO, o príncipe, haverá... (Dan. 9:25).

4. Aí estava o início do cumprimento da maior profecia. O varão Gabriel fora claro e específico: "Desde a ordem para restaurar e edificar Jerusalém..." Quem deu essa ordem e quando? Respondendo essa indagação por demais superveniente, atestamos que o profeta Daniel se achava em grande perplexidade. A visão do chifre pequeno e da contaminação do santuário fez com que ele adoecesse e fê-lo acamar. "Espantava-se com a visão, e não havia quem a entendesse." (Dan. 9:27). O capítulo 9 da Daniel é o retorno de Gabriel para dar prosseguimento à explicação interrompida.

5. A ordem de alguém, por certo representaria um decreto da autoridade dominante. O primeiro desses decretos foi emitido em 538 a.C. por Ciro, o Grande, permitindo o assentamento dos exilados judeus em sua terra natal, permitindo-lhes que reconstruíssem o templo de Deus - Sua Casa em Jerusalém. Por conseguinte, não seria essa a ordem para a contagem dos 2300 anos (Esdras 1:2-4).

6. O segundo Decreto foi promulgado em 519 a.C. por Dario I Histaspes, que não deve ser confundido com Dario, o Medo. Esta segunda ordem foi para atender um pedido de confirmação do decreto original de Ciro. Dario recebera uma carta pedindo confirmação do decreto original, pelo que Dario mandou fazer uma ampla pesquisa dos arquivos, e uma cópia do decreto original foi recuperada (Esdras 6:1-5). Então Dario mandou cuidadosamente emitir a confirmação solicitada. Desse modo, não poderia ser este decreto aquele que representaria o início da contagem do tempo profético (Esdras 6:6-12).

7. Por fim, temos o terceiro decreto que foi emitido por Artaxerxes I Longímano(longímano em razão do cumprimento de suas mãos). Qualitativamente o decreto terceiro (Esdras 7:11-26) era superior aos dois primeiros, e mais, preenchia os requisitos para o cumprimento inicial da profecia. Foi neste decreto que Xerxes atribuiu a Esdras a responsabilidade de indicar magistrados e juízes para tratar com autoridade plena todos os casos políticos e religiosos que se encontrassem na lei judaica (Esdras 7:25 e 26)

8. Esdras 7:12 cumpre formalmente a profecia e restabelece a repatriação do povo judeu. Paulo escrevendo aos cristão da Galácia, diz: Vindo a plenitude do tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei (Gal. 4:4).

9. Não foi uma escolha aleatória. O fato histórico Adriano nada mais é do que o cumprimento do fato profético, se transformando em fato histórico. Não existe nenhuma datação preconcebida. A narrativa decorre do acontecimento previsto pelo profeta. E assim, a Bíblia tinha razão.
10. Espero que essa breve explanação atenda a sua inquirição. 

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