Home

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Consulta: Texto de Isaías 4:1

Data:   11/Junho/2014
Consulente:  Edmilson Arruda.
Assunto:  Isaías 4:1.

" Logo, Isaías 4:1 é um link com Apocalipse "as 07 (sete) igrejas"???

Resposta:
1. Absolutamente Não. Quando muito apenas uma casualidade. Há uma coincidência muito grande nessa forma de ilação. Mas não necessariamente.
2. Precisamos nos lembrar de que Isaías está fazendo referência a expressão "naquele dia", como sendo uma referência ao assunto que já estava sendo tratado no Capítulo 3 – o Julgamento de Jerusalém e o Julgamento das Filhas de Sião. 
3. Em razão da divisão de Israel em dois Reinos: -- Norte e do Sul – o nível de apostasia chegara ao clímax da ira de Deus. Então os jovens hebreus seriam levados cativos e sem perspectiva de retorno. Morreriam no exílio. 
4. Por conta disso, as mulheres ficaram sem opção de maridos. Dai porque, "naquele dia" a probabilidade seria de 07 mulheres para cada homem. 
5. Inevitavelmente isso veio a acontecer como cumprimento da profecia, até que o Espírito de Justiça e de Purificação fosse derramado outra vez sobre o Povo de Deus, em razão do clamor angustiante dele no exílio, eles continuariam cativos pelos exércitos da Assíria. 
6. As mulheres apelariam aos poucos homens existentes para se casarem com elas. Elas que viviam do luxo, conforto e se orgulhavam do seu esplendor.  Agora, diante da nova circunstância, elas se aproximariam de um homem para lhe pedir a proteção e conforto que o casamento lhes proporcionaria.
7. Declaravam a sua total independência de alimentos e vestuário, em troca tão somente que ele lhe tirasse o opróbrio e/ou vergonha de sua solidão. Elas estavam abrindo mão da responsabilidade dos homens de Israel prevista por Moisés (Ex.21:10). Eram como se fossem estéreis. 
8. O número '7' aqui é compreensível, porquanto expressa a plenitude do desespero das mulheres israelitas pela falta de homens
9. A isso chamamos de aplicação primária. Essa é a fonte originária a ser aplicado às palavras do profeta Isaías para o texto ora comentado. 
10. Por outro lado, alguns estudiosos aplicam subsidiariamente o texto encontrado no verso 1, sugerindo que "as sete mulheres representam as igrejas nominais  e o homem a Cristo. Dão a ideia de que o lançar mão se trata do cristianismo mas não com sinceridade. Todavia, apenas superficialmente para tirar vantagem pessoal. 
11. É provável e até possível, conforme se vê hoje nos dias atuais, tanto o protestantismo, catolicismo e o próprio espiritismo lançado mão da pessoa do Nosso Senhor Jesus Cristo como fonte de verossimilhança da Verdade para os seus propósitos. 
12. Veja que as "sete mulheres" dizem que do seu próprio pão comeram (em vez do verdadeiro pão do Céu(Jo.6:32). Semelhantemente vestir-se-ão do que é delas, trapos de imundícia (Is.64:6). É disso que elas querem continuar comendo  e cobrindo-se. 
13. Entendo que dessa aplicação secundária, a leitura que fazemos do texto, implica que Isaias 4:1 esta enfatizando o valor da sinceridade na vida religiosa, em oposição à justiça própria e a hipocrisia.
14. Há ainda uma terceira forma de interpretação aplicada ao texto objeto de sua consulta. 
15. A outra interpretação é a de que as "sete mulheres" se referem a grupos religiosos da cristandade que  têm "forma de piedade, mas negam a eficácia dela." (II Timóteo. 3:5); 
16. Todavia, o texto de Isaías não se apresta para essa forma de interpretação. O módulo e o vetor no entendimento dessa profecia tem direção unicamente histórica. Não tem, de modo algum, uma conexão forense e julgadora, relativa ao comportamento dessa ou daquela fé. 
17. As aplicações figurativas e podem até ter o seu valor espiritual. NADA MAIS QUE ISTO. 
18. Finalmente não existe nenhum link com as Sete Igrejas de Apocalipse 2 e 3.. 
19. A coincidência fica tão somente por conta de que o número SETE é a perfeição do TUDO, e no TUDO. E isto é simplesmente  FENOMENAL,  GRANDIOSO e MARAVILHOSO .

Eis o nosso modesto entendimento.
Por Olavo Ferro - Ancião da Igreja Adventista do Sétimo dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário