Home

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Estilo de Vida Saudável - Conduta Alimentar


Meus queridos amigos internautas.

1.      A partir de agora estou criando uma coluna no nosso blog para tratar de um assunto igualmente importante a todos os demais artigos já publicados. Nesta primeira edição sobre o assunto Saúde, desejo compartilhar com todos o meu testemunho pessoal acerca de algumas dificuldades ferozes por mim vividas durante os últimos 30 anos da minha vida.

2       Obeso, chegando a pesar quase 90 kgs. Diabético e convivendo com um HGT de 140 a 250 mg/dc de sangue diário há mais de 25 anos. Portador de Hipertensão severa e sistêmica, 16 x 10 de pressão arterial por dia e tendo frequentemente alguns picos de 19 a 20 x 12. As circunstâncias que me levaram a esta situação, dependia não só da dieta alimentar, como também do nível diário de estresse. Minha vida se tornou um desastre. Como resultado destas duas situações, tive que conviver com frequentes internações, chegando até mesmo a ser hospitalizado com em UTI's, inclusive em viagens, em razão dos meus constantes deslocamento fora do meu domicilio e da minha necessidade de trabalho. Convivi por mais de 15 anos praticamente a utilizando diariamente de 06 remédios para atenuar as refenrenciadas enfermidades sofridas, bem como alguns ansiolíticos. MINHA VIDA ERA UM DESASTRE.

3.      Passei a consumir constantemente essa quantidade de remédios para reduzir minha PA e o meu HGT. Dependência habitual. Por conta de hábitos não saudáveis durante anos de alimentar irregular e completamente errados.

4.      Por último, fui acometido de um blastoma (CA) no meu olho direito. Depois de 45 dias de quimioterapia fui praticamente decretado curado. Contudo, os efeitos colaterais não demoraram a se mostrar na sua cruel fealdade. Passei a sofrer dores horríveis. Conviver com elas era um suplício. Foi ai que fui aconselhado a fazer uma desintoxicação alimentar com um programa de atividades e de um estilo de vida saudável, incluindo um programa alimentar no estilo de vida ensinado pelos Adventistas do 7º Dia denominado Programa de Saúde.
5.      O meu problema agora era encontrar o lugar certo para a execução dessa programação para a minha cura física, emocional e espiritual. Existem os muitos SPA's da vida. Mas encontrar um lugar que fosse honesto nos princípios de saúde, numa linguagem e tratamentos que possamos entender e a um custo (preço) que se possa pagar a serem encontrados para um viver sadio é o "x" do problema.

6.      Não vou fazer publicidade nem muito menos merchandising, Mas, foi nesse abençoado lugar que recuperei gradativamente a minha saúde, o meu peso ideal, e hoje ainda vivo temporariamente com apenas um medicamento alopático atestado pelos meus cardiologista e clínico.
        
          



 
            
  
          
Alimentação natural e a prática de exercícios físicos são combinados à sessões de hidroterapia, geoterapia (argila) e psicoterapia, tendo como resultado o tratamento eficaz de doenças crônicas, obesidade, hipertensão, stress, cefaléia, problemas da coluna e outros.
 
Os participantes do Programa Doze Dias são acompanhados, diariamente, por médico e profissionais da área de saúde, no ambiente de paz e tranqüilidade da Clínica Nat, próximo à praia de Guarajuba.

  

7.      A Clínica funciona em um sítio de 20.000 m² em Barra do Jacuípe, litoral norte, com amplo espaço para caminhadas e outros exercícios físicos ao ar livre, num ambiente bem natural e muito agradável. Eis o mapa e o roteiro para se chegar neste abençoado e simples lugar. Esteja certo, meu querido amigo, de que não é um Spar. É uma Clínica de tratamentos integrais, equipada com profissionais competentes preocupados com o resultado dos seus pacientes, e ainda mais, uma Cozinha de elevado padrão nutritivo. Seus diretores, proprietários e orientadores são um médico naturopata e neurologista e uma nutricionista, ambos com um currículo que atesta a qualidade dos relevantes serviços prestados na Clínica e nas universidades de Salvador.

8.      Pois é meu quero amigo internauta, foi neste lugar que o Senhor me deu a liberdade de ver do quanto que eu precisava para recuperar a minha saúde.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
9.      As bases da Alimentação Revitalizante são as frutas e os vegetais crus, composto de uma Alimentação Crudívora, os chamados alimentos vivos e ricos em alto teor de água, como também conhecido como Alimentação Desintoxicante.
10.      Quase 06 meses depois, mantenho uma PA entre 12 e 13x8 regularmente e sem medicamentos; e uma HGT entre 105 a 120 mg/dc, nos meus 69 anos de idade. Na porta da minha geladeira como o meu Bloco de Notas está o Cardápio o qual cumpro religiosamente e nele tenho me mantido até hoje. Não é um programa rígido. É racional e Maleável no bom sentido, mas a minha saúde e o meu bem estar agradecem esta nova disposição de minha vida. Aliada a minha alimentação tenho feito minhas caminhadas de uma hora diária, com exceção dos meus sábados. Aliás, ressalvo, que essa dieta preliminar é para uma desintoxicação de 03 meses. Após esse breve tempo temos uma revitalização dos nossos digestivos e excretores. Apóso que, com parcimônia podemos introduzir no nosso cardápio os cerais integrais, com total ausência de alimentos de origem animais, com exceção do iogurte, como abaixo se vê.
11.    O Cardápio que me foi proposto se encontra na PORTA DA MINHA GELADEIRA, COM A SEGUINTE REDAÇÃO PRESCRITIVA:

MANHÃFrutas á vontade. Principalmente as cítricas. Escolher uma para cada dia. No caso das frutas doces podem ser acompanhadas com fibras não solúveis, tais como aveia, granola, etc. Usar a imaginação e a combinação das frutas é algo que não se pode descartar.

ALMOÇO – Saladas Cruas / Variar cada dia. Por exemplo:

UMA VERDURA CRUA
Alface, Couve, Repolho, Rúcula, e etc. Apenas uma de cada vez.
(Usar apenas depois de lavar, mergulhar em água com limão por 30 minutos).

UMA HORTALIÇA (raiz).
Cenoura, Rabanete, Beterraba, Nabo, etc. Apenas uma de cada vez.

UM FRUTO DA HORTA.
Tomate, pepino, pimentão, maxixe, etc. Apenas uma de cada vez.

MOLHOS PODEM SER USADOS NA SALADA

1. TRADICIONAL: Limão, Água c/pouco sal, cebola, tomate picado (sem vinagre)
2. ABACATE: Amassá-lo com garfo c/pouca água +alho ou cebola e com pouco sal.
3. AZEITE DE OLIVA: Usar a vontade o Azeite puro (sem mistura de soja ou outro).
4. YOGURT: Igual ao nº 1, substituindo a água pelo iogurte desnatado.

NOITE – FRUTAS EXCLUSIVAMENTE.

Escolher um tipo de fruta para cada noite. Ex. 1º Dia - Manga (se forem pequena duas);  2º Dia – Uva; 3º Dia Melão; 4º Dia – Abacaxi; 5º Dia – Caqui; e assim por diante. Variar cada noite. Frutas da estação é o que não falta.

Obs.: - Usar mel com moderação. Alimentos cárneos nem vê.
INTERVALOS / MERENDAS – Só líquidos, tais como Sucos, Água de Coco  ou mesmo ou mesmo água mineral.

Nota: Muita água a cada hora.

LEMBRETE:  A SAÚDE E O SONO DEPENDEM DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES TODOS OS DIAS.

Seja muito feliz – Viva mais e melhor.
Tenha uma excelente saúde.
Livre-se da tirania medicamentosa dos Laboratórios Farmacêuticos.
Um dia você vai agradecer pelas orientações
dos artigos de saúde aqui publicados.

Deixo aqui um conselho muito interessante da Inspiração Divina:

Sofrimento Procurado.

198 – A família humana tem atraído sobre si enfermidades de várias espécies, em virtude dos seus próprios hábitos errôneos. Não tem procurado saber como viver de maneira saudável, e a sua transgressão das leis tem produzido um deplorável estado de coisas.
Raramente as pessoas têm atribuído os seus sofrimentos a sua verdadeira causa – seu mau procedimento. São condescendentes na intemperança no comer, fazem do apetite um deus. Em todos os seus hábitos têm eles manifestado descuido em relação à saúde e à vida.
E, quando, como resultado, são acometidos de enfermidades, procuram crer que Deus é o autor disto, quando sua própria conduta má propiciou o inevitável resultado. (1986 HL, cap.3, pg. 49). (1)[1]-



20 / 07 / 2012
Por Olavo Ferro.
Olavo Ferro





[1] WHITE, EG, Conselho sobre o Regime Alimentar, pg. 131, 1993, CASA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário