Home

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Consultoria Doutrinária - Consulentes: Edimilson e Rosenilda - 2ª parte

Data: 05/07/2012.

Consulente: Edimilson Araujo e Rosenilda Maria

Pergunta de n⁰. 02 - Há na BÍBLIA o que se refere o inferno? Pois, popularmente falam que o inferno é aqui na terra. Procede isto?
Resposta n° 2

16. Vejam bem, meus irmãos; primeiro que tudo, precisamos ver a etimologia, o significado e o conceito do verbete inferno.
17. O vocábulo deriva do lat. inférnum,i 'as profundezas da Terra'; há tb. em lat. as f. cog. inférnus,í 'o inferno', inférnus,a,um 'que está embaixo, de região inferior, infernal, dos infernos, deste mundo, terrestre', de uso esp. poét. (após Aurelius Augustinus [sV]), pl. inférní,órum 'os infernos, as regiões inferiores ou das sombras', e pl. inférna,órum 'as regiões infernais, as partes baixas do corpo humano, lugar por onde sai o excremento, reto, ânus'; ver ínfero- e infra- . Que horrível, nao é?

18. Tudo isto meus irmãos como influência da filosofia helenista greco-macedônica, da qual evoluiu a religiosidade catolicista (dos pensadores romanos).

19. Posto isto, o dicionarista Houaiss, documenta o verbete da seguinte maneira:

1). Substantivo masculino, sinonímia de confusão. 2). No contexto da mitologia é o local subterrâneo habitado pelos mortos (tb. us. no pl.). 3). Por derivação e, em sentido figurado, extremo sofrimento infligido por certas circunstâncias, sentimentos ou pessoa(s); como exemplo de martírio, tormento.
20. Apesar de todas estas correntes do pensamento antigo e das línguas faladas no tempo de Jesus, existiam duas palavras muito usadas nos escritos originais judaicos e gregos, ambas com um sentido muito um diferente, mas com resultados muito parecidos.
Sheol e Gehena – no hebraico.
Hades e Tártaro – no grego.
Sheol (hebraico) ocorre 65 vezes em todo o Antigo Testamento. Foi traduzida para o grego como Hades. – como sendo a mansão dos mortos. Lugar para onde vão os que morrem. Enquanto isso, Hades (grego) ganhou um significado muito esotérico, embora seja ela em tudo semelhante a Sheol, como mansão dos mortos. Segundo a filosofia helenística, Hades é um deus da mitologia grega, deus do submundo, Plutão, na mitologia romana. Hades dominava o reino dos mortos, um lugar onde só imperava a tristeza. A palavra Sheol às vezes é traduzida por sepultura, como no Salmo 16:10. "Não deixarás a minha alma na sepultura"(Sheol). Enquanto isso, a palavra Hades significa sepultura, ou morte. Aparece 11 vezes no Novo Testamento. "Onde está ó morte a tua vitória?. Hades I Coríntios 15:55
21. Pois bem, meus irmãos, esse conceito de deificação que ocorreu na mente e na imaginação daqueles que foram dominados por Satanás, passaram para literatura cristã pela Igreja Apostólica romanizada, apostatada do primeiro amor (Ap.2:4). Entrou como uma reza do credo niceno no Concílio de Nicéia em 325 AD, o "creio em Deus Pai...", como se fora a síntese dos ensinamentos apostólicos que foi resumida na profissão de fé - o Credo, onde estão contidos os pontos básicos da Fé cristã, transformado em reza.
22. Desse modo, meus queridos irmãos, a princípio essa reza dizia como fé católica que Jesus descera ao inferno. Algum tempo depois, a palavra inferno foi substituída pela expressão ou locução substantiva: "desceu a mansão dos mortos", exatamente porque inferno segundo eles tem o significado de lugar de tormento, lago de fogo, onde queimam os perdidos, purga os pecados no fogo eterno. Dai a origem da palavra "Purgatório" – lugar intermediário para onde vão aqueles que não foram dignos de imediatamente ganhar o Paraiso. Teoria da Segunda chance, por sinal antibíblica. 
23. É uma pena. Certo estava Jesus ao dizer que erramos não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus (Mt. 22:29).
24. O nosso mundo, querido casal, veio a se tornar um inferno, logo depois que a obediência voluntária e amorosa dos nossos ancestrais (Adão/Eva) foi substituída pelo "...Não morrerás". Infelizmente o planeta veio a se encher de violência, com a morte inciando-se com Abel. (Gn4:5,6 e 8).
25. Não fora a promessa do "Descendente da mulher" . Mulher aqui não é somente Eva, é também (por extenção profética), a Igreja de Deus na Terra, a noiva/esposa do Cordeiro.
Mas, o que a Bíblia diz sobre o inferno?

26. Portanto, amados, o Inferno se resume na Bíblia as partes inferiores da Terra, lugar para onde vão os que morrem, túmulo, sepultura, (Atos 2:31e Mt. 27:52), lugar onde dormem os que morreram e donde se espera a ressurreição(Jo.5:28), daí a origem da palavra cemitério do grego koimetérion, "dormitório" (lugar de dormir).

27. Lugar onde habitam as forças do mal e à escuridão; onde se encontram os anjos caídos que não foram poupados; foram guardados no abismo de trevas e reservados para o juízo (2Pe.2:4). Paulo escrevendo aos efésios se refere ao inferno como sendo os lugares celestiais da maldade (Ef. 6:10-12).
28. É por isso irmãos, que existe tanto pavor, terror e medo quando se trata de inferno, porque a falta de compreensão da Palavra de Deus faz com que tantos tenham tanto receio com os infortúnios da vida como uma imaginária situação do fim de todas as coisas. Deveríamos nos aquecer conhecendo o Plano da Redenção em Cristo em toda a sua plenitude, e pela sua obra vicária e intercessória no Santuário Celestial (compreensão da Carta aos Hebreus).

Conclusão.

29. Minha conclusão e orientação, queridos, como Pastor e amigo, é que vocês se preocupem em conhecer todo o plano ideado pelo SENHOR para a salvação de todos os seus filhos, conforme a promessa de Gn3:15. O verbete a ser entendido com profundidade é o que encontramos em IJo.4:8). Amem

30. Sim amigos, bons e maus, justos e injustos, todos os que morreram estão na sepultura e aguardam o dia final.

Não se impressionem com as palavras morte, inferno, lago de fogo(Geena) significando o Vale de Hinon, lugar onde se queimava o lixo e o monturo dos cadáveres) ao sul de Jerusalém. Foi o local em que o povo de Israel ofereceu sacrifícios humanos de criancinhas, ao "deus" Moloque. Deus determinou que aquele vale fosse chamado de "vale da matança" Jeremias 7:32.
31. Exatamente agora, não existe nenhum Inferno, mas haverá sim, um Inferno no futuro e será aqui mesmo na terra. Isso é o que a Bíblia ensina. Foi Satanás quem inventou o chamado Inferno de Fogo, para desvirtuar o caráter e a imagem de Deus. A fim de que as pessoas pensem que Deus é vingativo, cruel, queimando os ímpios por toda a eternidade. Seria isto amor? Seria isto justo?
32. Quando as pessoas morrem elas vão para a sepultura, para o sono da morte. Ninguém vai ao Paraíso, ao Purgatório ou ao Inferno. É o sono da inconsciência, tal como ficou Lázaro. "Lázaro dorme e Eu vou despertá-lo do sono." (Jo.11:11). A morte, amigos, é um sono sem sonhos (Ecl. 9:5-6). Veja que Salomão foi um expert inspirado por Deus para falar de um assunto já bastante definido, não somente com relação aos homens, também com os animais.(Ecl. 3:19-22).Como morre homens, assim também morrem os animais. Vão todos para um mesmo lugar.

33. Portanto, desde o princípio tem sido parte da obra do enganador distorcer o caráter divino, levando criaturas a terem ódio do Criador.

34. Graças a Deus, não existe ninguém queimando num Inferno. O Senhor não tem prazer na morte do ímpio. Deus mesmo afirma: "Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus: não tenho prazer na morte do ímpio, mas que o ímpio se converta do seu mau caminho e viva". Ezequiel 33:11.

35. O que o diabo mais deseja é desviar a nossa atenção do foco da salvação, distraindo-nos com o pavor de um Deus irado, quando o maior desejo do Senhor é conduzir todos ao arrependimento e à salvação de forma em extremo amorosa. Somos comissionados a pregar a palavra (IITm. 4:2). FAÇAMOS ISTO e desprezemos os devaneios do diabo.. Impressione o coração de vocês com a saudação dos apóstolos - Maranata – o SENHOR logo vem.
Amém.
Olavo Ferro,

Ancião da Igreja Adventista do 7º Dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário