Home

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

CONSULTORIA DOUTRINÁRIA - Consulente: Adilson Anjos

Data: 01/08/2012 14:27

Assunto: DÚVIDA.

PERGUNTA: Qual o nome de Deus?

RESPOSTA:

Adilson
Meu irmão.

1. Esse é um questionamento de natureza muito complexa. Não importa se o nome do Senhor nosso Deus seja Elohim, Javé, Jesus, El Shadai, Jeová- Jiré, Joshua e tantos outros. Os nossos patriarcas se identificavam com o nosso Deus denominando-O com nomes que demonstravam o seu tipo de livramento. Por isso, é que fica muito difícil para nós dizermos qual o nome correto do Senhor Deus. Creio eu que não se sabe realmente até os dias de hoje. Deus é conhecido pelas suas interações entre nós.

2. Você se lembra de quando Jacó lutou com o Anjo lá no Jaboque? Ele (Jacó) se arriscou a perguntar qual era o nome d'Aquele com quem lutara E qual foi a resposta d'Ele? Veja você mesmo a resposta dada em Gn. 32:29. Dai porque Jacó chamou aquele lugar de Peniel.

3. Outro evento semelhante é encontrado em todo o capítulo 13 de Juízes. Foi o caso da mulher de Manoá (genitora de Sansão) quando recebeu a visita do Anjo do SENHOR (Jeová). Ali era simplesmente Adonai o SENHOR. Mas em alguns textos é identificado apenas como o Anjo da Presença. Neste enxerto bíblico, você verá que Manoá perguntou pelo nome de Deus e a resposta do anjo foi lacônica e concisa: - por que perguntas pelo Meu Nome? (versos 17 e 18). A resposta do Anjo foi quase em tudo semelhante a mesma resposta dada a Jacó. Por que perguntas assim pelo Meu Nome, visto que é Maravilhoso? Convém salientar que em ambas as respostas se tratava da mesma pessoa que visitara Jacó e Manoá – o SENHOR Adonai.

4. Relativamente a Moisés, ele também se arriscou a perguntar ao SENHOR pelo seu nome (Êxodo 3:13 e 14); novamente o Anjo do SENHOR de uma forma totalmente inusitada, disse Ele: EU SOU O QUE SOU. Vemos aqui uma locução verbal empregando o verbo SER com uma função principal e outra como verbo de ligação, para demonstrar a conjugação num presente contínuo. Vê-se que Deus sempre se encontra num tempo presente e contínuo. Eu sou o que Sou ou o que serei. Quando eu estou perdido, Ele me diz, Eu Sou a Salvação. Quando eu estou doente, Ele me diz Eu Sou Aquele que te sara, Somente Deus pode conjugar o verbo SER na sua forma absoluta. Na regência verbal esse é o tempo em que podemos encontra-Lo.

5. Portanto, todas as tentativas de definir um patronímico para o SENHOR, resultarão sem resposta. Para concluir, estimado irmão lhe aconselho não continuar nessa faina de encontrar uma resposta para essa sua pesquisa. Fique com a promessa de Ap.. 3:12. Com certeza, como resultado da vitória, iremos saber qual é o nome Deus e vê-lo (Mt. 5:8).

6. Outro aspecto teológico do assunto é entender a identificação de Deus nos dois primeiros capítulos de Gênesis 1 e 2. Na forma processual ali encontrada dentro da língua nativa, vemos duas palavras muito singulares. A primeira foi ELOHIM para demonstrar uma Divindade composta de três pessoas, mas um único Deus – Pai, Filho e Espírito Santo, tanto é verdade que encontramos, em princípio (não no princípio) (Bereshit) Elohim fazendo os Céus e a Terra).

7. Em seguida, no capítulo 2, encontramos o verbo Fazer sendo conjugado no plural da primeira pessoa do indicativo presente, o "façamos" (Gn. 1: 26). Aqui estava a presença das três pessoas da Divindade – Elohim. Encontramos essa mesma conjugação no episódio da Torre de Babel(Gn. 11:4-7). O verbo descer sendo conjugado por Elohim (desçamos), a Divindade composta de três pessoas. A certeza que temos disso é que João e Paulo nos mostra que o Agente Criador de tudo sempre foi Jesus Cristo (Jo. 1:2, Cl.1:16 e 17) e Rm. 11:33-36).

8. A Segunda identificação de Deus encontramo-la em Gênesis 2. O Tetragrama YWHW , como Jafé, Jeová, Joshua, etc. Aqui encontramos o Filho de Deus como em quase todas as Escrituras sendo o Agente Ativo e Mantenedor de todo o processo Criador e Redentor da Humanidade, Todavia, com o apelido ou o agnome de Miguel, o grande príncipe, o Mika+el, Aquele que é como Deus Dn. 12:1)..

9. Pois bem, neste contexto do Filho de Deus vemo-Lo como a pessoa que arrostou com todo o processo da Redenção do ser humano, para se fazer um como nós, tenho ganhado o apelido de Emanuel, o Deus conosco. Jesus veio a se ternar o Logos (gr.), a Palavra, o Verbo Encarnado (Jo.1:1 e 14), o Maravilhoso Conselheiro, o Deus Forte, o Príncipe da Paz (Is.9:6 e 7:14, Aquele que nos ama (Ap. 1:5)..

10. Vou ficando por aqui para não ser mais extenso do que já fui. Por ser um assunto de natureza complexa, jamais o esgotaremos. Fica agora ao seu critério dar continuidade a pesquisa que comecei aqui para você e se deliciar no conhecimento pessoal do Deus sem Nome.

11. E para concluir, estimado irmão, aconselho não continuar nessa faina de encontrar uma resposta definitiva para essa sua pesquisa. Fique com as promessas de Ap.. 3:12. Com certeza aquele que vencer ou ao vencedor "Eu farei coluna do Templo do Meu Deus, donde jamais sairá; E ESCREVEREI SOBRE ELE O NOME DO MEU DEUS, e o nome da cidade do Meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do Meu Deus; e O MEU NOVO NOME. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". Linda demais essa proposta Divina. .

12. Ai lhe pergunto, meu amigo: Qual será o nome de Jesus, o Filho de Deus, o Filho do Homem, o Emanuel, o Amém, etc. O nome d'Ele no Céu? Para saber tem que ser um vencedor. Esta é uma exigência sine qua.

13. Não é simplesmente Fantástico? Os nomes identificativos de Deus são-Lhe Seus atributos, aquilo que Ele é para nós. Chame-O com toda a sua intimidade. Ele é um Deus de perto e não de longe? (Is.55:6, Fl. 4:5, Rm. 10:8 e Jr. 23:23).

14. Não é lindo pensar assim? Ter essa convicção? Não precisamos ficar preocupados com a nomenclatura nominativa do Senhor nosso Deus. Precisamos mesmo conhece-Lo na sua plenitude (Ef. 1:16-18). Conhecer a Sua Vontade e nos deleitarmos em cumpri-la em nossa vida. Eis o nosso mais sublime desiderato.

15. É o meu desejo e oração, meu companheiro de ministério.

Olavo Ferro.
Ancião da Igreja Adventista do 7º Dia
Central do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário