Home

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Doutrina do Espírito Santo - Parte I

Estudo n°. 01

Como é que a Igreja Adventista vê como Doutrina e o trabalho do Espírito Santo, desde a Criação do Mundo até hoje, e principalmente em nosso meio como Adventistas do 7º Dia - ASD?

Esse é um tema que revela muita expectativa. Muito folclore. Muito mesmerismo, (1) onde o misticismo, o êxtase e o emocionalismo têm sido protagonizado. Aliás, o mesmerismo ganhou muita notabilidade no aparecimento das doutrinas espíritas.

(1) Rubrica utilizada na medicina pelo médico alemão Franz Anton Mesmer (1734-1815) – Consubstancia-se pelo uso do magnetismo animal e hipnotismo no tratamento e cura de doenças. Foi notamente muito utilizado nos Sec.XVIII e XIX. De acordo com diversas pesquisas de documentos a respeito, alguns têm constatado se tratar de uma fraude medida. Nos mesmerizados geralmente se encontravam o transe, olhares parados, etc. Diveros sites científicos veiculados no Google.

Facilmente se percebe nas posseções demoníacas, e que felizmente não é o objeto desse nosso trabalho.

Entrementes, para mistificar o verdadeiro trabalho do Espírito, o pentecostalismo e o neopentecostalismo evangélico nos idos de 1900 e 1901, mais precisamente no Natal de 1900, numa reunião de Charles Parham e seus estudantes reunidos na Agnes Azuza Street., se iniciou ali a primeira manifestação não idiomática, todavia emocional através de verbalizações de uma linguagem nunca ouvida, falada e/ou conhecida, e muito menos estudada pela Filologia (2)

[2]  Filologia - estudo rigoroso dos documentos escritos antigos e de sua transmissão, para estabelecer, interpretar e editar esses textos (sXX). O estudo científico do desenvolvimento de uma língua ou de famílias de línguas, em especial a pesquisa de sua história morfológica e fonológica baseada em documentos escritos e na crítica dos textos redigidos nessas línguas (p.ex., filologia latina, filologia germânica etc.); gramática histórica. O estudo científico de textos (não obrigatoriamente antigos) e estabelecimento de sua autenticidade através da comparação de manuscritos e edições, utilizando-se de técnicas auxiliares (paleografia, estatística para datação, história literária, econômica etc.), esp. para a edição de textos.

Aliás, esse fenômeno foi logo assimilado pelo pentecostalismo hoje generalizado e tratado como a manifestação da Promessa do Espírito feita por Jesus (Jo/16:7-15). Em seguida, boa parte das igrejas convencionais simpatizou com o movimento e o assimilaram, se constituindo hoje nos "renovados e no carismatismo católico".

Com isso perderam de vista e, ao mesmo tempo, obliteraram o verdadeiro Derramamento do Espírito Santo encontrado no Livro dos Atos dos Apóstolos, nas epístolas paulinas, e no restante das Escrituras, mostrando o que o Espírito Santo não é.

Por isso, hoje em dia as igrejas modernas PROMETEM LIBERTAÇÃO através do ato de ofertas, desafios, revoltas, campanhas, exorcismos e um estilo de culto voltado para shows.

Chamam a isso de - O Mover do Espírito – até mesmo danças, ritmos mundanos, música gospel (música do mundo com letras cristãs), instrumentos barulhentos, e muito mais – Celebrações cheias de emocionalismos, aguardam o arrebatamento secreto(doutrina extra bíblica).

O engano anda às soltas. Milhares de pessoas se encantam com o erro enquanto isso perdem a oportunidade de conhecer toda a verdade como Ela é em Jesus e que somente pode ser guiada pelo Espírito. Outros há que estão a discutir dizendo e ensinando que o Espírito Santo não é Deus. Coitados. Estão a cometer o pecado imperdoável. Que Deus tenha misericórdia deles.

Foi por conta disso que preparamos essa Série sobre a 3ª. Pessoa da Divindade – o Eloah Espírito.

Estamos convidando você querido amigo, irmão e internauta a fazer uma viagem geográfica e histórica e conhecer em todas as Escrituras, a intervenção do Espírito ao longo desses 6 mil anos. Que trabalho exaustivo esse do nosso Consolador.

Vamos começar pelo assunto que ensejou esse trabalho de pesquisa – a Promessa do Espírito. Essa é a proposta do nosso próximo assunto.

Até o Estudo de n°. 02.

Por Olavo Ferro
Igreja Adventista do 7º Dia – Central do Recife
olavoferro@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário