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sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

TRONO DE DEUS - PARTE VI - O Trono de Deus no NT


1. Visitando os 04 evangelhos, apenas 3 passagens se referem ao Trono de Deus. Em Mt 19:28, encontramos o Senhor Jesus aludindo de forma explícita.

2. Muito interessante esta passagem, porquanto o verbo assentar está no tempo futuro divino da pessoa d'Ele como ser humano. Deus nunca será encontrado no passado, nem muito menos no futuro. Ele para sempre É. Ele vive no Presente contínuo. Eterno. A Eternidade faz parte d'Ele (Hb.13:8). Aliás, Ele é a eternidade. Tanto o Filho como o Espírito Santo são um em essência, natureza e propósito com o Pai. Cristo é aquele que está sustentando todas as coisas no Universo e mantendo os corpos celestes em suas órbitas e/ou rotas designadas, pelo poder de Sua Palavra. Aqui pode ser entendido que Ele ainda não está assentado, mas o fará quando da renovação e regeneração da Terra e do Universo. O texto é de expressão bem definida.

3. Quando todo o processo da Salvação do Planeta estiver totalmente realizado, ai sim, participaremos do reconhecimento universal da Sua entronização. Nesta parte do Evangelho de Mateus, Ele(Jesus) está aludindo acerca da Sua condição como Filho do Homem. Portanto, a alusão é específica. Ele está querendo dizer que quando os Céus e a Terra forem criados de novo (Is. 65:17 e 2Pe. 3:13), o verbo grego é Kainos e não Neos (grego), ai sim teremos a consumação de todas as coisas e o nosso tempo será eterno.

4. O Trono de Sua Glória, alude que já estaremos na Eternidade. Ai tudo será diferente. Por enquanto, (1Cor. 2:9) essa é a nossa realidade. Ademais, precisamos pensar com a mente de Cristo (1Cor. 2:16). Como será discernir e ter pensamentos espirituais? (1Cor.2:10-16). Neste último trecho das Escrituras temos de forma irrefutável que se o Espírito de Deus, Santo, ou de Cristo, não for Deus, Ele terá de ser maior do que Deus, uma vez que Ele penetra e/ou perscruta até as profundezas de Deus. No mínimo terá que ser divino. Existe evidência maior do que esta? Logo a Divindade da Terceira Pessoa rejeitada pelos trinitarianos. É o absurdo dos absurdos. Na VII parte desse artigo, vergastaremos em profundidade a tese dos antitrinitaristas de forma contundente com a exposição escatológica do Livro das Revelações – o Apocalipse de João, o discípulo amado.

5. Porém, tudo isto só será possível compreendermos em sua plenitude quando formos glorificados. Destarte, tudo que fizermos utilizando a nossa vontade, nossos desejos, nossas conjecturas, será tão somente isso, pois, sem o alinhamento com o Grande Mestre e com o segundo eu de Cristo, o Espirito de Deus, o nosso Consolador, nada terá finalidade alguma. As vicissitudes do presente século serão muito sombrias do lado de cá da eternidade.

6. Nossas vestes serão doadas pelo nosso Salvador. "Ele disse na revelação que fez ao vidente de Patmos que"...andaremos vestidos com vestiduras brancas...(Ap. 3:5 e 7:8), e o único adorno que teremos será uma coroa ou tiara de glória. Primeiro porque fomos feitos reis e sacerdotes para Deus (Ap. 1:6); e segundo porque seremos coparticipantes da natureza divina com a pessoa do nosso Salvador; e terceiro porque nos assentaremos em 12 tronos para julgar as 12 tribos de Israel.

7. Por isso, vale apenas sermos mais que vencedores. A segunda passagem do Evangelho de Mateus é Mt. 23:21 22. Ali Jesus fala da temeridade do juramento dos hipócritas judeus, pois quem jura pelo Céu está jurando não só pelo Trono de Deus, como pelo que está sentado nele. E quem é que está assentado nele? (Dn. 7:9-10 e Ap. 4 e 5).

8. Por último, encontramos o evangelista Lucas confirmando a nossa vocação judicial de que nos assentaremos em tronos celestiais para julgar as doze tribos de Israel (Lc.22:30).

CARTA AOS HEBREUS.

9. Hb. 1:8, está falando do Trono da Graça, no qual longe está o autor de se referir a uma simples mobília. Aqui está uma citação do Salmista que em seu louvor, contempla a posição exaltada do Filho no grande plano redentivo de Deus. É uma forma reverente com a qual o Deus Pai se dirige ao Filho, chamando-O de Deus. É uma posição de exaltada dignidade é demonstra a divindade de Cristo.

10. A nossa mente percorre um entendimento mais profundo, porquanto o Filho nesta sua nova posição é muito mais que Deus somente – É o nosso Emanuel (Imanu-el), Deus Conosco. O Deus por nós.

11. A Salvação do homem e de todo o plano da redenção estão baseados na divindade de Cristo, onde o Deus Pai e o Deus Espírito Santo se envolveram de corpo e alma na consumação desse desiderato. Não pode haver testemunho mais elevado da Divindade das três Pessoas Coeternas, especialmente de Cristo do que a forma como foi expressa no verso 8 do capítulo 1 de Hebreus.

12. Já em Hb 4:16 encontramos uma nova nomenclatura para o trono de Deus – Trono da Graça, ao qual devemos nos achegar com confiança. Ali é o lugar onde devemos confessar arrependidos pela nossa vida de pecado e obtermos o perdão e a purificação deles. É ali que seremos ajudados em tempo oportuno, i.é. no tempo da tentação. E o coro angelical proclama a vitória de Cristo no Grande Conflito Cósmico. Tudo está cumprido. Está feito. Está Consumado.

13. Praticamente é aqui que os nossos amigos antitrinitaristas se baseiam para levantar a idéia de que O Espírito de Deus não tem um trono. Irrelevante essa asserção. Não veem que a diferença entre os três é apenas Funcional? A preeminência, a Preexistência de Cristo foi proclama pelo Deus Pai, pela eficiência e autoridade do Deus Espírito, que o gerou no útero de uma mulher escolhida por Eles, como vaso da maior bênção já concedida aos mortais.

14. As funções desempenhadas pela três pessoas Ativas da Divindade não podem se confundir. Nem o Pai nem o Espírito Santo se fizeram homens. Nem padeceram como o Filho. Dai a Preeminência de Cristo ser singular. Impar. No Céu não há ninguém semelhante a Jesus; nem o Pai e nem o Espírito, porque Ele é humano. Eles não morreram na Cruz como o Sacrifício Eterno, porque Ele é o Filho do Homem. Nem na Terra há qualquer a Jesus, porque Ele é o Filho de Deus.

15. Não podemos retirar do contexto bíblico histórico, a profecia das 2300 anos (tardes e manhãs) de Daniel 8:13 e 14. É bom que seja aqui frisado, não só para dar ênfase a profecia, mas pra configurar que profecia nenhuma nos foi dada a não ser pelo poder do Deus Espírito (IIPe. 1:20).

16. Devemos estar absolutamente convictos de que na primeira fase do Juízo Pré Advento, o Pai ´é o Juiz, Jesus é o Sumo Sacerdote, e o Espírito Santo é nosso Consolador. Jesus intercede no Céu pelo pecador arrependido diante do Pai (IJo. 2:1)i; enquanto que o nosso Consolador aqui na Terra intercede por Cristo no Santuário da nosso Corpo com gemidos inexprimíveis (Rm.8:26). Esta é a síntese da Teologia do Corpo como o Templo de Deus na Terra.

17. Vamos concluir essa VI parte do nosso estudo com uma citação do Espírito de Profecia ,na qual a pessoa de EGWhite cumulada com o dom profético nos proporciona um texto belíssimo e esclarecedor:

"Ele(Cristo) é o nosso sacrifício, nosso Advogado, nosso Irmão apresentando nossa forma humana perante O TRONO,DO PAI, achando-Se, através dos séculos eternos, unido à raça que Ele - o Filho do homem - redimiu. E tudo isto para que o homem pudesse ser erguido da ruína e degradação do pecado, a fim de que refletisse o amor de Deus e participasse da alegria da santidade."
Caminho a Cristo, 14, pg. 4.

Nosso Salvador, que com eles (discípulos) havia andado, falado e orado, que lhes inspirara esperança e conforto ao coração, fora levado ao Céu, quando Seus lábios proferiam ainda a mensagem de paz; e, enquanto a nuvem de anjos O recebia, vieram até eles os acentos de Sua voz: "Eis que Eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." Mat. 28:20. Ascendera ao Céu em forma humana. Sabiam que estava perante o TRONO DE DEUS, ainda como Amigo e Salvador seu; que Sua simpatia não se havia alterado; que continuava identificado com a sofredora humanidade. Estava apresentando perante Deus os méritos de Seu próprio precioso sangue, mostrando Suas mãos e pés feridos, em lembrança do preço que pagara por Seus remidos. Sabiam que ascendera ao Céu a fim de lhes preparar lugar, e que voltaria e os levaria para Si. Caminho a Cristo – 74, pg.1.

18. Não poderia ser diferente. A inteligência do Plano da Salvação ficou a cargo do Filho com o apoio logístico e material dos demais componentes da Trindade Eterna, porquanto misturado com a nossa humanidade e como parte do plano, o Senhor Jesus despiu-se de sua Divindade para consumar a Operação Resgate de todos os redimidos(Fil.2:5-11).

19, Jamais alguém vai poder permitir que o Espírito de Deus assuma o controle da nossa vida sem que Ele não seja Deus (ICo. 3:16e17 e ICo.6:19 e 20).

20. Quem disse que o Espírito não tem Trono está dizendo uma grande tolice. Todo Santuário tem um Trono. Portanto, o Santuário da nossa vida precisa ser ocupado pelo Seu dono – o Espírito Santo. Você meu querido amigo que duvida da Terceira Pessoa da Divindade, com certeza está dando passos largos na apostasia da sua fé e comprometendo sua vida futura, Sem dúvida alguma cometendo o pecado contra o Espírito Santo, que não tem o perdão de Deus.

21. Tenhamos sempre em mente que "... Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. A Natureza do Espírito Santo é um Mistério... Os homens não podem explicar, porque o Senhor não lhes revelou." Atos dos Apóstolos, p 47/52

22. Nosso apelo é que devemos dar à verdadeira atenção aquilo que é importante. Discutir pontos que podem ser motivo de controvérsia e que Deus não revelou, é fazer o que Lúcifer fez com Eva e como consequência com Adão, arrastando-os nesta desgraça de pecado. E lembremo- nos que para nos purificar desta sujidade, Jesus fez o Seu Supremo Sacrifício.

Até parte VII. É o último capítulo da Série.

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