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sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

TRONO DE DEUS - PARTE IV

AS VISÕES DOS PROFETAS MICAÍAS
E ISAÍAS.

1. Em visão o profeta Micaías teve acesso ao Trono de Deus, contraditando o que os trinitarianistas têm propalado em alto e bom som e aos quatros cantos da Terra, de que o Espírito Santo não é Deus. E que no Céu existe o trono do Pai e o trono de Cristo, enquanto que o Espírito Santo se encontra destronado. Logo não é Deus. Sofisma de falsa implicação é a tese desses infortunados.

2. Por incrível que pareça no Texto de I Reis 22:19, na visão concedida por Deus ao profeta Micaías, como em todas as outras passagens citadas nas Escritura, a palavra Trono sempre aparece grafada no singular, tal como em todo o livro do Apocalipse e em Daniel 7:9 e 10, Todas elas se referindo à sala de Audiência da Côrte Judicial do Universo.

3. Por causa de sua rebelião contra os princípios divinos e, consequentemente de seus pecados, o professo povo de Deus havia perdido a proteção divina.(1)

(1) SDABC da Sta Bíblia, edição espana, vol.4, pg 169, editado pela Pacific Press Publish Association, primeira edição, 1985.

4. Nessas passagens, a Divindade sempre está ladeada por todo o exército angelical do Céu. Portanto, Micaías foi o precursor da visão do Trono da Majestade no Céu. Ele viu o SENHOR (Adonai) assentado no Seu Trono, ladeado por todo o Seu exército celestial, tal como também nos é mostrado em Isaías 6 e em Ap.5:11, Dn. 7:9 e 10.

5. Para mostrar a pureza e a consonância dos escritores bíblicos, o profeta Isaías aproximadamente entre os anos 739 e 740 aC também foi privilegiado pelo Deus Pai, mostrando-lhe, inclusive de forma detalhista o tempo dessa visão. (Is. 6:1-3). Foi nos dias finais do reinado de Usías (Azarias, ou ainda em linguagem assíria – Azirian Iauda como Uzías era assim chamado por Tiglat Pileser), que o Senhor mostrou ao jovem profeta à sua Glória. Aliás, Azarias era o seu verdadeiro nome, ressalte-se.

6. Foi o rei que teve o reinado mais extenso (52 anos). Essa visão foi dada a Isaías como uma confirmação do seu ministério profético. Isaías estava vivendo no período mais crítico e perigoso, e Israel precisava de uma mensagem de repreensão.

7. Observe-se que, em seus regozijos, os habitantes do Céu proclamam a forma tripla de sua adoração – o Santo, Santo, Santo em sua homenagem ao Senhor Deus. Há quem diga que essa forma de louvor é uma forma acentuadamente dirigida Àqueles que fazem parte da Trindade, um Santo para cada um dos membros da Divindade composta; ao Deus Pai, ao Deus Filho e ao Deus Espírito. Faltou somente o Amém Triplo. Amém, Amém e Amém.

8. Embora não haja comprovação teológica nem doutrinária a respeito, não há nenhuma agressão ao texto original, se o fizéssemos. O fato relevante é que o vocábulo trono também foi grafado na forma singular – sem o "s" no seu final.

9. Pela segunda vez no AT a visão do Trono Divino demonstra a singularidade da transcrição literal de apenas um TRONO, como o é em todas as Escrituras, mostrando, destarte, a congruência com os demais escritos proféticos.

10. Se fosse doutra maneira, Deus estaria Se contradizendo em todas as suas revelações de Si mesmo. E agora, como ficam os teólogos não pneumologistas com a nova doutrina dos nossos irmãos antitrinitários?

11. A dispensação antitrinitariana põe fim à doutrina distintiva da IASD – a Doutrina do Santuário. Se Jesus sempre intercedeu pelo Seu Povo, diante do Trono, como pode Ele está assentado à direita de Deus Pai, quando todas as Escrituras dizem e sempre atestam que Ele está diante da Arca da Aliança, no meio dos querubins, diante do propiciatório e em frente ao Pai?

12. Seria um contrassenso não só contra o vernáculo, mas contra a lógica e as mais simples regras da interpretação bíblica.

13. Esta manifestação da Glória Divina veio a acontecer ao jovem profeta Isaías, em uma de suas visitas aos sagrados recintos do Templo Salomônico (PR228). Deus tinha um propósito, em dar ao profeta uma visão ampliada da Sua magnificência. Estava Isaías no átrio do Templo, orando, quando viu se abrir e aparecer ante ele, no Lugar Santíssimo, Deus o convidando a contemplá-Lo com detalhes assentado em Seu Trono. É bom ler o texto in integro (Is. 6: 1-8)

14. Tal como fazem os profetas Ezequiel e Daniel (contemporâneos), mas tarde no cativeiro babilônio (Ez.1:1 e 10:1-5 e Dn. 7:9 e 10), essa é uma sublime demonstração divina de que, quando os perigos assediavam Seu Povo, e as trevas estavam a ponto de prevalecer; Ele (Deus) convida Isaías para vê-Lo sentado (singular), dirigindo os assuntos do Céu e da Terra, no palácio do Grande Rei do Céu (Hab. 2:20).(2)

(2) Ibdem. pgs. 169/170.

15. Para concluir, Deus ainda em palavras e, sob a forma de questionação pergunta a Isaías: "o Céu é o Meu Trono, e a Terra é o estrado dos Meus pés; que casa Me edificareis vós? Qual é o lugar do Meu repouso?" Duas questões muito significativas e conclusivas" . E ainda ajuda na resposta: porque a Minha mão fez todas as coisas (Is. 66:1-2). Portanto, o final da IV parte deste arrazoado, serve como uma provisão de ajuda para que não cometamos uma estultícia e degradação contra o texto bíblico, bem assim, sob a forma de blasfêmia, e percamos a nossa fé num Deus Trino que sempre foi perseverante no cumprimento de Sua vontade, em fazer, na plenitude do tempo, convergir em Jesus Cristo todas as coisas que estão no Céu, como na Terra.(Ef.1:10). Cabe aqui um Amém triplo. Amém, Amém e Amém.

Até a V parte da Série.

Escrito por Olavo Ferro


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