Home

sábado, 8 de março de 2014

Mistério da Piedade - I Timóteo 3:16.

 
 
Introdução.

1. Este é um dos textos mais belos das Escrituras Sagradas. De natureza complexa. Em extremo incompreensível quando lido com um coração não santificado. Apocalipse fala que muito em breve, o Senhor vai revelar perante todo o Universo o Seu SEGREDO (Ap. 10:5-7).
 
No original grego μυστήριο- Ευσέβεια
 
2. Este texto é o mais rico; o mais empolgante e o mais complexo da lavra de Paulo, quiçá da Palavra de Deus. Superado apenas por João 3:16.
 
3. Estou muito entusiasmado ao fazer uma pesquisa sobre o capítulo 3 e verso 16 nas Escrituras. Deparei-me com esse texto de Paulo escrevendo ao seu filho na fé, Timóteo.
 
MISTÉRIO.
 
4. Por exemplo: por todas as Escrituras encontramos por diversas vezes essa palavra Mistério (Col.1:26 e 27; Rm 11:25 e 26; I Pe. 1:19 e 20; Jo. 1:2; Ef.3:8-9; Jo.1:32-34; I Pe. 3:22).
 
5. Mistério da Piedade é o exercício da nossa mais plena ADORAÇÃO.
 
BASE PARA TODA A ESPERANÇA E A  FONTE DE TODO CONFORTO
 
TRIUNFO DA GRAÇA DE DEUS Sobre todas as forças do mal na vida do homem.
 
Precisamos de momentos de SILÊNCIO; de NINGUÉM. SOZINHOS com a Divindade. 
Será sempre o meio PARA GRATIDÃO E ADMIRAÇÃO.
 
6. Este texto é uma evidência favorável a Cristo, através de quem o MISTÉRIO DIVINO – se tem revelado (Efésios 1:8-9 – Colossenses 1:13-15, 27).
 
MANIFESTADO EM CARNE
 
7. Para ASSOMBRO DOS SERES CELESTES, o VERBO ETERNO  (Jo.1:14)  veio a este mundo como impotente bebê. PLENAMENTE PREPARADO, deixou as cortes reais, ALIANDO-SE MISTERIOSAMENTE COM OS CAÍDOS SERES HUMANOS. "O Verbo Se fez carne e habitou entre nós." 
 
 

Não há ninguém no Céu igual a Cristo; nem o Pai Celeste nem o Espírito Santo. 
Porque Ele é Homem. 
 
 
Na Terra não há ninguém igual a Ele
Porque Ele é Deus. Zacarias 13:6
 
 
Nunca mais será Deus somente. 
Para sempre Ele será o DIVINO/HUMANO 
 
Temos que parar para PENSAR n'Ele; CONHECER TUDO sobre Ele. 
Lucas 1:31;32; João 1:14; Mateus17:1-2
 
8. Portanto, Jesus Cristo é:

ÚNICO, é SINGULAR – Não existe outro em todo o Universo.
UNIGÊNITO. O ÚNICO NA ESPÉCIE,
E será assim por toda a Eternidade. 
 
"Oh!!!, o MISTÉRIO DA PIEDADE - Deus manifesto em carne! ESTE MISTÉRIO AUMENTA À MEDIDA QUE O PROCURAMOS COMPREENDER. É INCOMPREENSÍVEL, e, todavia os seres humanos se permitem que coisas mundanas, terrenas, interceptem o PÁLIDO VISLUMBRE que aos mortais é possível ter de Jesus e Seu incomparável amor. ... A ENCARNAÇÃO DE CRISTO foi um ato de sacrifício; Sua vida foi de abnegação contínua. A mais alta glória do amor de Deus ao homem MANIFESTOU-SE NO SACRIFÍCIO DE SEU FILHO UNIGÊNITO, que era a expressa imagem de Sua pessoa. Este é o GRANDE MISTÉRIO DA PIEDADE. É UM PRIVILÉGIO E O DEVER de todo professo seguidor de Cristo ter a MENTE DE CRISTO.(I Co. 2:16)". 
Mensagens Escolhidas II -185
JUSTIFICADO EM ESPÍRITO
 
9. O que é ser Justificado em Espírito? No sentido de ser declarado JUSTO, VINDICADO. Na presença do Espírito o ministério de Cristo, Ele foi VINDICADO e comprovado ser verdadeiro em todas as Suas DECLARAÇÕES. Por isso, Todos nós somos Justificados em Espírito.
 
VISTO PELOS ANJOS

10. Ou seja, CADA FASE DA VIDA TERRENA DE CRISTO, desde o seu nascimento até a sua ressurreição e ascensão, Ele foi visto pelos anjos. Eles foram testemunhas de Sua perfeição de caráter e abnegação absoluta.  Mt. 4: 11; Lc. 2:9-15; Lc. 22: 43 e Hb. 1:6.

PREGADO ENTRE OS GENTIOS / CRIDO NO MUNDO
 
11. Ou seja, as nações a quem o próprio Senhor tinha ordenado os apóstolos e discípulos. A pregação do Evangelho outra coisa não é senão as BOAS NOVAS. Essa é Mensagem Essencial do Cristianismo. 

 
12. Paulo cronologicamente traça aqui o SUCESSO DA MISSÃO DE CRISTO. a partir da Sua encarnação e de Sua recepção favorável no coração dos homens sinceros. Paulo atesta, assim, o rápido progresso do evangelho em todo o mundo conhecido ((Mt. 24:14 e Ap. 14: 6...)
RECEBIDO EM GLÓRIA
 
13. O sucesso de Sua Missão foi GLORIOSO. O Salmo 24 é uma composição inspirada de Davi , onde Deus permitiu que Davi antevisse em visão o RETORNO DO REI DA GLÓRIA ÀS CORTES CELESTIAIS.  Apesar dessa antífona se referir ao triunfo ao entrar na fortaleza de Sião, - A Cidade do Grande Deus, o verdadeiro Rei da Glória ainda é Cristo, o Glorioso Rei.
 
 
NOS TESTEMUNHOS DE ELLEN WHITE (ESPÍRITO DE PROFECIA)

14. Nas páginas do Espírito de Profecia, encontramos muitas contribuições valiosas a respeito do Mistério da Piedade.  A necessidade do homem quanto a um MESTRE DIVINO, era reconhecida no Céu. A PIEDADE E TERNA COMPAIXÃO de Deus foram despertadas para com os seres humanos, caídos e presos ao carro de Satanás; e aqui encontramos algo tremendamente complexo; NUNCA HOUVE UM TEMPO que Ele não soubesse que seria assim...e aqui está o Mistério. 
 
15. AO CHEGAR A PLENITUDE DOS TEMPOS, enviou Deus Seu Filho. (Gl.4:4) Aquele que fora DESIGNADO NO CONSELHO CELESTE veio à Terra como instrutor do homem. Entrou no nosso TEMPO no TEMPO d'Ele. Eternidade. Existe alguns textos que são críticos ao entendimento humano.
 
Por exemplo: Salmo 90:2; ICr.16:36 e 29:10 De Eternidade a Eternidade??? Deus pôs a Eternidade no coração dos homens. Quantas Eternidades  existem???? Apenas uma. Quando Ele veio ao nosso mundo, Ele intersecionou-a, entrando no Vale da Sombra da Morte.  ( Salmo 23)
 
Eternidade>>>>>>>>>>>>>Vale da Sombra da Morte>>>>>>>>>>>>>Eternidade

16. Pela grande GENEROSIDADE DE DEUS foi Ele dado ao mundo; e, a fim de satisfazer às necessidades da natureza humana, tomou Ele sobre Si a HUMANIDADE.  "E o Verbo Se fez Carne... Aqui foi o momento em que a Eternidade foi divida em dois segmentos.
 
17. O profeta Isaías (Is. 63:1...) e o Rei Davi (Sl. 24 – a visão do Rei da Glória):, eles tiveram uma visão muito parecida com a de Paulo. Mas nos deteremos apenas na visão do Profeta Isaías: "Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas? Este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força?" (Isa. 63:1). SEGURA, VEM A RESPOSTA: "Sem dúvida alguma, grande é o MISTÉRIO DA PIEDADE: Aquele que Se manifestou em carne foi justificado em Espírito, visto dos...(ITm 3:16)
 
18. Ehhh!!!! PRECISAMOS ERGUER O VÉU DOS MISTÉRIOS DA REDENÇÃO perante os alunos nas nossas ESCOLAS , em nossas CONGREGAÇÕES, em nossos LARES que se ajuntam para ouvir a Palavra. Infelizmente o INTELECTO HUMANO não pode compreender a profundidade do CONHECIMENTO DO PROPÓSITO DIVINO em relação ao Povo de Deus (Rm. 11:33).
 
19 Este é o CONHECIMENTO de que necessitam educados e ignorantes. A educação superior será encontrada no estudo do MISTÉRIO DA PIEDADE. 
 
20. Devemos nos permitir a compreensão do MISTÉRIO DA PIEDADE, seja mediante o conselho de Paulo – (Ef.1:16-19) Devemos comer avidamente  Palavra de Deus. Fl. 2:5-7 – a grande controvérsia – Is. 14:12
 
21. A maioria dos PROFESSOS CRISTÃOS não possuem o senso do vigor espiritual que poderiam obter, fossem eles tão ambiciosos, zelosos e perseverantes para adquirirem o conhecimento das coisas divinas, como são para alcançar as mesquinhas e perecíveis coisas desta vida. 
 
22. As massas que, professam ser cristãs, têm-se CONTENTADO EM SER ANÕES ESPIRITUAIS. Não têm nenhuma disposição de tornarem seu primeiro objetivo buscar primeiro o reino de Deus e Sua justiça; assim, A PIEDADE É PARA ELES UM OCULTO MISTÉRIO, não o podem entender. Não conhecem a Cristo por um conhecimento experimental. Lá na frente vai fazer muita falta. VAI SER DESESPERADOR.
ITS, 244
23. Como podemos nós nos entusiasmar com coisas terrenas e comuns, e não nos comover com este quadro: a CRUZ DO CALVÁRIO, o amor revelado na morte do amado Filho de Deus, para que as almas a perecer não fossem detidas na escravidão do pecado, a maldição da lei?
 
24. Que resposta temos nós para esta ALTA INDAGAÇÃO?

UM DOS MAIORES MALES que têm acompanhado a procura do conhecimento e a busca da Ciência, é que os que se entregam a essas pesquisas perdem demasiadas vezes de vista o CARÁTER DIVINO DA RELIGIÃO PURA e não adulterada. 
 
QUEREM EXPLICAR O INEXPLICÁVEL

25. Os sábios mundanos têm BUSCADO EXPLICAR, com princípios científicos, a influência do Espírito de Deus no coração. A menor ousadia nesta direção conduzirá a mente aos labirintos do ceticismo. 

26. A religião da Bíblia é simplesmente o MISTÉRIO DA PIEDADE e nenhum espírito humano o pode plenamente compreender, pois é de todo incompreensível ao coração não regenerado. Essa busca deve ser empreendida desde o momento da conversão e só se concluirá com a nossa GLORIFICAÇÃO.

27. Muitos dos jovens dizem: "Não tenho tempo para estudar a lição." Mas que estão eles fazendo? Alguns estão se utilizando de cada momento a fim de ganhar alguns recursos a mais quando, se esses momentos fossem consagrados à Bíblia, uma vez que lhe praticassem as lições, haviam de economizar lhes mais que a quantia ganha por excesso de trabalho. Poupariam muito dinheiro gasto em desnecessários ornamentos, ao mesmo tempo em que lhes CONSERVARIAM O VIGOR MENTAL para compreender o MISTÉRIO DA PIEDADE. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria." Sal. 111:10. 
Mensagem aos Jovens -190, 290 e 431.

28. O MISTÉRIO DA PIEDADE – É do mais alto valor que esse quadro seja colocado em todo sermão, PENDURADO NA GALERIA DA MEMÓRIA, proferido por lábios humanos, TRAÇADO por seres humanos que provaram e viram que o Senhor é bom, MEDITADO, e constitua a base de todo discurso. 

29. ELE NÃO LANÇA NENHUMA SOMBRA. Revestido dos atributos da divindade, envolto nas glórias da divindade, e na semelhança do Deus infinito, Ele deve ser exaltado diante dos homens. Quando isto é mantido perante as pessoas, o MÉRITO DA CRIATURA SE REDUZ A UMA INSIGNIFICÂNCIA. Quanto mais o olhar se detém sobre Ele, quanto mais Sua vida, Suas lições, Sua perfeição de caráter são estudadas, tanto mais nefando e detestável será o pecado. 

30. Têm sido apresentadas áridas teorias, e ALMAS PRECIOSAS ESTÃO DEFINHANDO POR FALTA DO PÃO DA VIDA. Essa não é a pregação que é requerida ou que será aceita pelo Deus do Céu, pois é destituída de Cristo. O DIVINO QUADRO DE CRISTO deve ser mantido diante das pessoas. Ele é aquele Anjo posto em pé no sol do céu. (Ap. 10:5-7) para a revelação do MISTÉRIO DA PIEDADE. Essa será a revelação integral desse tema que tanto impressiona todo o Universo. Esta será a ...

...REVELAÇÃO ABERTA DO MISTÉRIO DE DEUS.
Amém, Amém e Amém. 

Por Olavo Ferro
Igreja Central do Recife
Igreja da Várzea em 11/01/2014 – Parte I
Igreja Central do Recife em 25/01/2014 – Parte I


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário