Home

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

ESTRELA DA MANHÃ.

 
 
 
1. Existem apenas quatro textos em todas as Escrituras que aludem a acerca desse Astro criado pelo Senhor Deus. 

2. A Estrela da Manhã vem do (heb.) Helel, literalmente "brilhante, aquele que emite luz".

3. O termo é empregado com referência ao planeta Vênus como a estrela da manhã por causa do seu brilho inigualável. É o mais brilhante de todos os planetas quando atinge o seu esplendor máximo, É sete vezes mais brilhante que a estrela Sirius.
 
Sirius é a mais brilhante de todas as estrelas fixas. Ela emite 23 vezes mais luz do que o Sol e é 1,8 vezes maior do que ele. Comparada com outras estrelas como Rigel ou Beltegeuse, (da constelação de Orion) Sirius, no entanto, é relativamente pequena. É uma estrela de terceira grandeza. Maior que o nosso Sol em magnitude que de 5ª grandeza. 

4. Pois é – Vênus é apenas um planeta,  a intensidade e brilho desse astro que não tem luz própria, ainda é iluminada pelo nosso Sol. Não parece, mas é potencialmente uma das criações divina mais bela. 

5. Na Septuaginta, (versão dos LXX e escrita em grego), a Estrela da Alva tem o nome "heõsphoros", e é traduzido como a estrela da manhã, literalmente, "aquela que trás a alva".
 
6. Na passagem de Is. 14:12, Lúcifer reflete a posição elevada que ele tinha no Céu ao lado de Cristo, e indica que ele é o rival de Cristo. O desejo de exaltação própria foi a causa da queda do anjo caído em coligação com seus simpatizantes. 
 
7. Nenhuma das nomenclaturas patronímicas indica como sendo um nome próprio, São apenas termos atributivos que indicam que ele (Lúcifer) detinha uma elevada posição da qual foi destituído quando caiu. Foi lançado por terra no confronto com Cristo e foi derrotado (Ap. 12:7-9 e Ez. 28:16-18). O rei da Babilônica histórica (Is. 14:4) tentaria usurpar o controle dos deuses, i.é, ter a suprema autoridade sobre as questões da Terra. Muita petulância. Ele aspirava impor a sua vontade sobre as questões do Céu, i.é, governar o Universo de Deus. 
 
8. O nome Lúcifer vem do latim e significa "portador de luz", muito embora Pedro se refira a Cristo como phõsphoros (grego), como a "estrela da manhã."(2Pe. 1:19), que literalmente significa " portador de luz". (Mt. 5: 14-15 e Sl. 119:105) no discurso do Monte Cristo uma linguagem metafórica. Pedro por sua vez se refere a Transfiguração de Cristo. Pedro, Tiago e João tiveram uma visão espetacular desse evento  - a Estrela da Manhã estava ali bem pertinho deles. Deve ter sido espetacular estar presente a esse evento indescritível. 
 
 
9. Por final, Ap. 22:16, Ele (Cristo) é chamado de a brilhante Estrela da Manhã ou Estrela da Alva. Figura tomada, provavelmente, da profecia de Balaão (Nm. 24:17). Aqui está com precisão o paralelismo com 2 Pe. 2:19 (comparar). E tem mais, é prometido que se dará ao vencedor se dará a Brilhante Estrela da Manhã – Cristo será inteiramente nosso por toda a Eternidade !!!
 
10.  No contexto da Criação de Deus e depois de estabelecido o Grande Conflito Cósmico, Cristo assumiu a condição de Arcanjo, como o Anjo da Presença; Aquele que visitou Abrahão; anunciou o nascimento de Sansão; esteve Moisés e Se apresentou a Josué como o Príncipe dos Exércitos do Senhor, apesar de Cristo haver designado outro anjo (Gabriel) para ocupar o lugar de Lúcifer e exercer suas funções tal como relatado no livro Desejado de Todas as Nações. 
 
11. Gabriel fora aquele que por ocasião da Ressurreição de Jesus. "Os sacerdotes, príncipes, o poder da guarda e bravos soldados que nunca se atemorizaram diante do poder humano , são agora cativos aprisionados sem espada nem lança. O rosto que contemplam não é de um guerreiro mortal; é a face do mais poderoso das hostes do Senhor. Este mensageiro é o que ocupa a posição da qual caiu Satanás."  Prossegue dizendo: ..." fora aquele que nas colinas de Belém, proclamara o nascimento de Cristo." Gabriel, aquele que proclamou a Ressurreição do Mestre, dizendo : " FILHO DE DEUS RESSURGE. Teu Pai te Chama.' (DTN 779/780). 
 
12. E ainda mais, Gabriel, o novo querubim cobridor de Deus será  o responsável pela coroação de Cristo no Final e Glorioso Triunfo. A cena é chocante para Satanás (o ex Lúcifer). 
 
" Satanás parece paralisado ao contemplar a Glória e Majestade de Cristo. Aquele que fora o querubim cobridor lembra-se donde caiu. Ele, um serafim resplandecente., filho da alva – quão mudado e quão degradado! Do conselho onde tantas honras recebera, está para sempre excluído. Vê que agora um outro se encontra perto do Pai, velando Sua Glória. Viu ser colocada a coroa sobre a cabeça de Cristo por um anjo de elevada estatura e presença majestosa, e sabe que a exaltada posição poderia ter sido sua. " 
 
13. Que situação. Contudo, essa parte no Plano da Redenção, Ele mesmo(Cristo), assumiu pessoalmente esse comando. Daí o seu nome – Arcanjo Miguel (Dn. 12:1; I Ts. 4:15). "Aquele que é como Deus", como protagonista pessoal assumiu essa parte do conflito. Ele não poderia delegar para nenhum dos Seus comandados. Nenhum. Essa prerrogativa é única, indelegável e intransferível. 
 
14. Foi ai que começou uma  a  MINHA EXPERIÊNCIA PESSOAL COM  A ESTRELA DA MANHÃ.
 
15. O dia 04/Janeiro/2014, pelas 04h30, ficou gravado para sempre na minha vida. Sonhei sobre a posição do Filho de Deus (Cristo) antes da Sua Encarnação e com relação à Sua Divindade; sobretudo como o Líder dos Anjos. O Arcanjo Miguel. O Anjo da Presença. O Grande Príncipe. O Anjo que lutou com Jacó. Que se apresentou a Josué como o Príncipe dos Exércitos do Senhor. O anjo que anunciou aos pais de Sansão a sua vinda como juiz de Israel. Na Sarça Ardente como o grande Eu Sou. Aquele que pessoalmente veio à tenda da Abraão antes da destruição de Sodoma e Gomorra e das demais cidades da planície denominadas como Admá e Zeboim. Veio com mais dois anjos que depois passaram direto para executar a maledicência dessas nações blasfemas e perdidas sexualmente. Tudo isso passou como uma fita de vídeo bem claro no meu sonho. Parecia que eu estava acordado. Fato é que de repente, me acordei com uma grande necessidade de ir ao WC. E após esse hábito muito comum daqueles que já são septuagenários, meus olhos se secaram. Era exatamente 04h30 da madrugada. Tenho uma rede na varanda da entrada da minha casinha. E como que uma vozinha suave me dizia – Vai para a rede. Obedeci e fui. Quando olho na direção da casa do meu vizinho que se confronta com a minha casa pela frente, vejo a brilhante Estrela da Manhã, a filha da alva. Acompanhei-a até o nascer do Sol. Várias vezes ela era eclipsada por nuvens de todos os matizes, tanto claras como escuras. Às vezes ela desaparecia, outras ficava só um pontinho. O interessante é que ela foi desaparecendo até que a perdi de vista, tanto por causa das nuvens como pela intensidade do brilho do Sol pelo amanhecer. Não é assim a nossa vida e com a nossa pequenina fé?
 
16. As lições que aprendi foram inexprimíveis. Confesso meus irmãos e leitores, foi uma experiência incrível. E a voz no meu pensamento me ensinou lições preciosas. A Estrela desaparecia e voltava. Fica encoberta, mas eu sabia que Ela estava lá. Assim é a nossa Fé em Cristo. Bruxuleante muitas vezes, mas Ele está lá. 
 
17. As nuvens de todas as preocupações, das intempéries da vida nos envolvem, mas a Estrela da Manhã está lá. Ficamos sem Vê-la por dias até mais, mas Ela está sempre lá. Por vezes vemo-La como apenas um pontinho. Mas Ela está lá. Sempre. Crissto sempre está lá. 
 
18. Concluo este meu artigo, lhe dizendo, meu irmão(ã), meu amigo(a), feche os olhos em oração e você verá que Ela, a Estrela da Alva(Cristo), vai estar lá na Sua forma mais brilhante – ela é Cristo – Ele habita na Luz Inacessível (I Tm 6:16). Sua Luz não se apaga nunca. Ele é a Luz do mundo (Jo.8:12 e 9:5).
 
Ele é nossa Luz. Mesmo um pontinho dela; pois nunca ficamos sem a Sua Luz. Ele é a nossa Grande Esperança (EGWhite).
 
Ele é a NOSSA ÚNCA ESPERANÇA (Alejandro Bullón). 
Você já leu esses livros da Série ESPERANÇA???
 
Que a Estrela da Manhã, a Filha da Alva, esteja sempre com você Meu querido irmão(ã). Amém.

Por Olavo Ferro
Igreja Adventista Central do Recife
. Recife/PE, 06/01/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário