Home

domingo, 28 de julho de 2013

DISCIPULADO RADICAL

INTRODUÇÃO.
 
O Pr. Orlando pediu-me para que eu abordasse neste Sábado sobre o assunto do DISCIPULADO.
 
 
Desde o começo do Ano que a AG e a DSA vêm INSISTINDO com o Programa de COMO REAVIVAR A IGREJA – O livrinho – O Poder Transformador dos PG's. Esse Programa foi muito bem estruturado pelo Doutor e Pr. Russel Burrill. Para isto ele teve que bater na tecla do DISCIPULADO.
 
Esse Programa teve seu início, mais ou menos, em 1840 quando Guilherme Miller começou a pregar a II Vinda de Cristo com fundamento em Ap. 14:6-7 – a Tríplice Mensagem Angélica.
 
Ele (Miller) incendiou as Américas e o Mundo com a mensagem dos 03 anjos voando pelo meio do Céu (Ap. 14:6-12). Convenceu-se depressa e com urgência que a Grande Comissão registrada em Mateus 28:18-20 precisava ser iniciada agora no Fim do Tempo do Fim.

 
E para isto, Ele (Cristo) precisava de Discípulos. Mas, O QUE É SER UM DISCÍPULO? Qual a DEFINIÇÃO e o CONCEITO DE DISCÍPULO? QUAL ERA A COMPREENSÃO DE JESUS SOBRE DISCÍPULO?

(1) – No programa de Jesus em Sua primeira Vinda a esta Terra, veio Ele preparar 12 homens para o estupendo desempenho da Grande Comissão (Mt. 28:19-20): -- Fazer discípulos, -- Batizando-os -- Ensinando-os a guardar... É uma obra crucial. Não é fácil. Exige Renúncia. Despojar-se de bens materiais. Devotar tempo, talentos, influência e recursos é um investimento de alto custo pessoal. É SER SERVO DE TODOS. Dedicação quase que exclusiva.


(2) – A ideia que se tem de DISCÍPULO é alguém na condição de aluno que se une ao seu professor com dedicação plena a fim de adquirir todo o conhecimento teórico e prático do seu mestre. É comprometimento com Alguém.

(3) – É VIVER EM TOTAL LIGAÇÃO COM SEU MESTRE. É aprender sobre Ele enquanto viver. É UM LENTO PROCESSO. Um processo gradual de ensino. É um ESTILO DE VIDA INTEGRAL. É Cristianismo prático.

(4) – O DISCÍPULO precisa ter uma compreensão clara da Bíblia porque ela é a fonte gradual do seu aprendizado.

(5) – ESTILO COMPATÍVEL COM CARÁTER DE CRISTO. É levar as pessoas a Cristo para se tornarem também Seus Discípulos. Fazer Discípulos é APERFEIÇOÁ-LOS. É nunca ficar de braços cruzados. É prover informações suficientes para levar alguém a Cristo. É nutrição de cristãos existentes. POR QUE AS PESSOAS SE MOVEM DE UMA PARA OUTRA RELIGIÃO?

Simples. São aqueles que são levados ao Cristianismo por atacado. Mal preparados. Com pouca instrução. Emocionalismo é a causa evidente. Batizaram-se para serem aperfeiçoados depois... Cristãos fracos.

É função do DISCÍPULO corrigir estas distorções através das CLASSE BATISMAL E PÓS BATISMAIS -- O que achamos dela? São necessárias? Quanto tempo leva para um cristão se aperfeiçoar? Prover instrução suficiente para uma tomada de decisão convincente. O discípulo precisa ser bem orientado. Ser ensinado sobre Alimentos / Vestuário / Recreação / Fidelidade/ Profecias/Salvação/etc.

QUAIS SÃO AS QUESTÕES FUNDAMENTAIS NO DISCIPULADO?

(1) – O Discípulo deve estar disposto a viver em sujeição;

(2) -- Aprender com Ele e dEle enquanto viver. Estou falando de Cristo.

(3) -- Sólida educação adquirida através de um processo educacional rígido, tais como: -- converter, ganhar, ensinar a verdade e levar pessoas ao arrependimento, etc.

Estejamos bastante lembrados de que IR A CRISTO É UM ATO DE DEUS. Não vamos a Cristo porque alguém nos convidou. Deus Se utilizou e um mecanismo de chamado, que pode ser aceito ou não por alguém. Você não está aqui porque alguém lhe trouxe. Você foi trazido pelo Espírito Santo.

Mas, ... COMO SE TORNAR E O QUE SE ESPERA DE UM DISCÍPULO?

PRIMEIRO – Mt. 10: 24 e 25 9. Ser como o seu Mestre É isto que se espera de um Discípulo. Ser um doméstico da Fé. Disposição de Aprender sempre. Esperar ser tratado como Ele foi. Incompreendido / Perseguido / etc. Segui-lo dia após dia. Um dia de cada vez.

SEGUNDO – Lc. 14;26, 27 e 33.

O Evangelho pode ser um ensino impopular. Existe um Custo para seguir a Jesus. Ele Não deseja seguidores indiferentes. Apáticos. Ele deseja indivíduos Totais, Integrais e Radicalmente comprometidos. Deseja pessoas que estejam dispostas a abandonar tudo, incluindo o lar, família, riquezas, posição, etc. NO BOM SENTIDO É CLARO. Tomar a sua cruz (pessoal), o seu sofrimento, suas inquietudes, ingratidões, questionações, etc.

A religião que Cristo oferece é sem apego a coisas materiais. Não é de sossego e comodismo. Falta de Compromisso. - Sem Objetivo. Arraigado amor a riqueza. Fraco de Caráter. Jesus não aceita como Seu Discípulo uma pessoa mal humorada Infeliz. Sem alegria. Deprimida.

Suportar a Cruz e ter um sorriso nos lábios. Deve considerar ser um privilégio poder sofrer com Ele – Jesus só aceita como Seu Discípulo aquele que resignadamente leva a Sua Cruz. JESUS PROMETE PAZ E FELICIDADE INTERIOR. Tranquilidade. Paciência e Perseverança. É tudo o que Ele oferece. Estes predicativos só podem ser aceitos pela Fé firme e inabalável. FIDÚCIA.

TERCEIRO – Jo. 8:31 e 32

Simplesmente crer não é suficiente. O Discipulado é um processo mais demorado. Mais refinado. Mas consciencioso. É Firmar-se em Seus ensinamentos. A verdade deve dirigi-lo por inteiro. Deve manejar bem os ensinos básicos e fundamentais.

Existem todas estas condições para ser discípulo. Permanecer e Perseverar até o fim é uma delas – (Mt. 24:13).

QUARTA. – João 13:34 e 35.

Este é o TESTE INFALÍVEL e absoluto. Quem não passa nesse teste não pode ser chamado de Discípulo. Distorce o Evangelho. É uma tragédia. Enfraquece o Cristianismo. Vive um Cristianismo Artificial. TORNA-SE UM CRENTE DE SEGUNDA MÃO. Tem que utilizar a metodologia correta.

O AMOR FRATERNAL e ESPÍRITUAL foi a Lição Precípua que o Senhor nos ensinou como Verdade Central. Sem esse qualificativo não pode ser Discípulo.

QUINTA – João 15:8.

Tem que dar Frutos. Muitos Frutos. A Videira é Cristo. Os galhos têm que brotar e dar frutos. Este é outro TESTE ABSOLUTO. Que fruto é esse? Fruto da prodigalidade. É a realização efetiva do compromisso da Missão de fazer discípulo.

 É impossível seguir a Jesus sem se reproduzir. Sem compartilhar sua fé. Sua esperança. Sem fazer discípulos. Afinal sem PRODUZIR. Ele é o PASTOR, mas o parir é um ato que somente as ovelhas pode produzir. CONCLUSÃO.

O Discipulado proposto por Jesus é VITALÍCIO. É obra de uma vida toda. É O TRABALHO DO ESPÍRITO SANTO NO SER HUMANO QUE FOI SALVO POR JESUS.

É A TRÍPLICE MISSÃO DE CRISTO:

1. Fazer discípulos;

2. Batizando-lhes;

3. Ensinando-lhes a guardar TUDO.

A missão não está completa até que todas elas tenham sido realizadas. É a fórmula Tríplice. Criei uma frase que reflete muito bem essa trilogia. Denominei-a como sendo uma Relação Trinomial Perfeita = RTP.

Não podemos ignorar essa Ordem Primitiva. Predominante. Deve haver URGÊNCIA em sua resposta. EXEMPLO: - Parábola do Jovem Rico / Moço de Qualidade. Ele tinha outros interesses na frente do Chamado Divino. Mt. 19:16-22.Mc. 10:17-22 Lc. 18:18-23.

Finalmente, meu querido irmão, amigo, visitante, aliste-se no Exército de Cristo. Permita que ele coordene a sua vida, e no final.

Fica aqui o meu silente Apelo. Não deseja você hoje tomar a firme decisão de não permanecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário