Home

sábado, 12 de março de 2011

COISAS QUE ENTRISTECEM O ESPÍRITO SANTO

Preâmbulo.

Depois da apresentação singular da série sobre o Espírito Santo em todas as Escrituras Sagradas, publicada em nosso Blog, recebemos uma contribuição muito valiosa a respeito da Segunda Pessoa da Divindade.

Em sua abordagem Ivany Ferro (minha filha) me repassou uma coletânea de textos inspirados pelo mesmo Espírito, onde Ellen Gould White nos mostra a contrariedade dEle com formas comportamentais nossas que se intitulamos como filhos do Deus Altíssimo.

Não vai aqui nenhuma expressão de crítica, censura, fanatismo e/ou mesmo um pré-julgamento com respeito a nossa irmandade (de casa e de fora).

O apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios suplica que nós não devemos entristecer o Espírito Santo de Deus. Nessa passagem, Paulo aponta algumas formas de entristecer a Segunda Pessoa da Divindade. Deixamos a pesquisa para que os nossos internautas abram as Escrituras e por si mesmos, consultem a veracidade das nossas afirmações (Ef.4:29-32). Por fim, Paulo exorta de forma incisiva: "Não extingas o Espírito". (ITes.5:19).

Desse modo, as gemas a seguir são preciosidades de conselhos e identificações de como atrapalhamos a intervenção do Santo Espírito de Deus em nossa vida. Pensemos nisto e meditemos no que "...o Espírito diz as Igrejas – quem tem ouvidos para ouvir ouça". (Ap/2:7,11,29; 3:6,13 e 22).

Os textos a seguir foram extraídos dos escritos de Ellen Gould White:

1. Divertimentos que são impróprios.

"Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo e o Senhor é ofendido". (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, pág. 253)

2. Cristãos que não são sinceros de coração e não vivem a verdade.

"O Espírito de Deus é entristecido porque muitos não são sinceros de coração e na vida; sua fé professada não se harmoniza com suas obras." (Testimonies for the Church, vol. 2, pág. 247 - Testemunhas para a Igreja).

3. A cobiça.

"Depois Ananias e Safira ofenderam o Espírito Santo cedendo a sentimentos de cobiça. O mesmo pecado foi muitas vezes repetido na história posterior da igreja e é cometido por muitos em nosso tempo. Mas embora possa não manifestar-se visivelmente o desagrado de Deus, não é menos desprezível à Sua vista agora do que o foi no tempo dos apóstolos". (Atos dos Apóstolos, págs. 72 e 76).

4. Duvidando do Amor de Deus e desconfiando de Suas promessas.

"Quando nos inclinamos a duvidar do amor de Deus, a desconfiar de Suas promessas, nós o desonramos e ofendemos o Seu Santo Espírito". (Vereda de Cristo. pág. 118- edição de bolso. Este era o nome do livro Caminho a Cristo). 

5. Não controlar a imaginação.

"Vós tendes o poder da vontade e deveis usá-la para vosso auxílio. Não tendes feito isto, mas deixais a vossa má imaginação controlar a mente. Nisto tendes entristecido o Espírito de Deus".(Testimonies, vol. 5, pág. 310)

6. Temor.

"Fazem eles bem em ser assim incrédulos? Jesus é seu amigo. Todo o Céu se acha empenhado em seu bem estar, e seu temor e queixas ofendem o Espírito Santo." (Obreiros Evangélicos, pág. 258)

7. Indolência.

"Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada da igreja, o Espírito do Senhor se manifestará graciosamente. Revelar-se-á o poder divino. A igreja verá a providencial operação do Senhor dos Exércitos. A luz da verdade brilhará em raios claros, fortes, e, como no tempo dos apóstolos, muitas almas volverão do erro para a verdade. A terra será iluminada com a glória do Senhor". (Test. Seletos, (Ed. Mundial) vol. III, pág. 308.)

8. Indulgentes com o egoísmo - amantes de si mesmos.

"O Espírito de Deus não habitará onde há desunião e contendas entre os crentes. Mesmo quando estes sentimentos não são expressos, eles tomam posse do coração e expulsam a paz e o amor que deviam caracterizar a igreja cristã. Isto é resultado do egoísmo no seu mais amplo sentido. A indulgência com o egoísmo certamente entristecerá o Espírito Santo”. (Testimonies, vol. 4, pág. 221) [Testemunhos em Inglês]

9. A falta de cooperação entre obreiros de instituições.

"Estas coisas entristecem o Espírito Santo. Deus deseja que aprendamos um do outro. Independência não santificada coloca-nos onde Ele não pode trabalhar conosco. Com tal estado de coisas Satanás se alegra” (Testimonies, vol. 7, pág. 197) [testemunhos em Inglês].

10. Relaxamento na observância do Sábado.

"Quando vossas ocupações temporais requerem vossa atenção, violais o quarto mandamento sem escrúpulo. Fazeis da observância da lei de Deus um assunto de conveniência, obedecendo ou desobedecendo conforme vossos negócios ou inclinação requerem. Isto não é honrar o sábado como uma instituição sagrada. Entristeceis o Espírito Santo e desonrais vosso Redentor em seguir este curso negligente". (Testimonies, vol, 4, pág. 248) [testemunhos em Inglês].

11. A dureza de coração.

"Enquanto estava ao lado da cama de meu esposo moribundo, eu compreendi que se outros tivessem levado suas cargas, ele poderia ter vivido por mais tempo. Eu então implorei, com agonia de alma, que aqueles que estavam presentes não mais entristecessem o Espírito de Deus pela dureza de coração". (Testimonies, vol. 5, pág. 67) [testemunhos em Inglês].

12. Casamento dos filhos de Deus com os infiéis.

"Ligar-se a um descrente é colocar-se em terreno de Satanás. O Espírito de Deus é entristecido e perde-se a Sua proteção" (Testimonies, vol. 5, págs. 364 e 365) [testemunhos em Inglês].

13. A represália.

"Se surgem provações que parecem inexplicáveis, não devemos permitir que nossa paz nos seja roubada. Conquanto sejamos tratados injustamente, não demonstremos paixão. Alimentando o espírito de represália, prejudicamo-nos a nós mesmos. Destruímos nossa confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo". (Parábolas de Jesus, págs. 171 e 172)

14. Rivalidade entre as Instituições Adventistas.

"Não deve haver rivalidade entre as nossas instituições. Se este espírito é tolerado, ele irá crescer e fortalecer-se e eliminará o espírito missionário. Isto entristecerá o Espírito de Deus e banirá da instituição os anjos ministradores enviados para serem coobreiros daqueles que nutrem a graça de Deus" (Testimonies, vol. 7, págs 173/174)

15. Observações Severas e Sarcásticas.

"O Salvador em nós é revelado por palavras. Mas o Espírito Santo não habita no coração daquele que é obstinado se outros discordam de suas idéias e planos. Dos lábios de tal pessoa vêm observações severas que entristecem o Espírito e desenvolve atributos que são satânicos ao invés de divinos.". (Counsels on Stewardship, pág. 115)[Conselhos sobre Mordomia].

Conclusão e Apelo.

Querido Amigo Internauta e visitante do blog Laodicéia – a Igreja do Fim, da boa leitura que fará desses textos, de forma singular pense profundamente no incompreensível processo de intervenção do Deus Espírito em nossa vida, tentando nos convencer da Verdade, do Caminho e da Vida (Jo/14:6). E o que é mais grave, intercedendo em nossa vida com gemido inexprimíveis (Rm8:26), tentando penetrar no lugar mais íntimo da nossa alma (Hb/4:12 e IPe.1:22 e 23).

Amém,
Amém 
Amém.

Por Olavo Ferro
Compartilhamento de Ivany Ferro
Igreja Adventista 7º Dia – Central do Recife
olavoferro@uol.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário