Home

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

PECADO CONTRA – O ESPÍRITO SANTO

1#. Este tem sido um VERDADEIRO CAVALO DE BATALHA em termos de doutrina

2#. Mas, o grau de dificuldade é quase -0- (zero). Se nos dermos ao trabalho de fazer uma boa pesquisa e leitura atenta sobre o assunto, será muito bom termos a compreensão exata desse assunto. Ignorância neste particular é essencialmente pernicioso.

3#. Efe. 1:17 18 – é o nosso estado de necessidade acerca desse assunto. Deve ser esta a nossa oração mais sincera.

4#. O tema Espírito Santo está capitulado no elenco das nossas Crenças Fundamentais como sendo a Doutrina de n° 5 em nosso Manual da Igreja.

5#. Para se chegar a uma conclusão lógica e real a respeito do presente assunto, algumas indagações de ordem conceitual devem ser respondidas.

6#. Por exemplo: QUEM É O ESPÍRITO SANTO e Qual é a sua obra e/ou seu trabalho?

Resposta 1:
É uma pessoa. Pessoa ativa como é o Pai e o Filho em todos os atos Criativos e Redentivos executados pela Divindade. (Gen. 1:1).

Resposta 2.
Foi Ele quem encheu de poder a vida de Cristo e também enche a nossa igualmente.(Luc. 4:18).

Resposta 3.
Foi enviado pelo Pai e pelo Filho para estar sempre conosco até a consumação dos séculos (Mat. 28:20)

Resposta 4.
4). Ele concede dons espirituais à igreja ( Icor 12,13 e 14).

Resposta 5.
Habilita-nos a dar testemunho (João 15:26).

Resposta 6.
Ensina-nos, nos lembra e Guia-nos em toda a verdade.(João 14:26; 16:8-13).

Resposta 7.
Nos convence da justiça, do juízo e do pecado. (João 16:8-13).

7#. Regra geral, essa é de uma forma simplória de identificação de como o Espírito Santo de Deus transige conosco, quando Lho permitimos.

8#. Tem personalidade como pessoa, e executa um dos trabalhos mais difíceis da Divindade na tarefa DE RECONCILIAÇÃO DO HOMEM com Deus.

9#. Como pessoa, Ele se entristece, chora, intercede com gemidos inexprimíveis, tem ciúmes, contende, auxilia, santifica, justifica, perdoa, etc.

10#. Por conseguinte, ELE É VERDADEIRAMENTE DEUS, porquanto possui inerentemente todos os atributos divinos. Ele é VIDA e comunica vida.

11#. João 14: 16 – Como Ele é Alguém que veio para ficar no lugar de Jesus, Ele nada mais é do que o outro EU de Cristo. 2° Consolador.

12#. Diante de um currículo desse porte, suscitemos a análise pretendida com relação ao PECADO IMPERDOÁVEL. Pecado que não será perdoado nem "neste século, nem no vindouro."

13#. Ora, a missão do Espírito Santo é conduzir-nos para o Autor e o Consumador da nossa fé.

14#. Se Lhe rejeitamos na execução deste trabalho em nossa vida, evidentemente, estamos impedindo a atuação e participação de Deus em nós.. Logo, não resta mais nenhum sacrifício para aqueles que O rejeitam. Somente a condenação como sentença inapelável.

15#. Desse modo, quando Mateus reproduziu a mensagem do Mestre que encontramos

Mt. 12:31 e 32, Mc 3:29 e 30, estava se referindo àqueles que rejeitam a revelação que o Espírito Santo faz acerca da verdade de Cristo.

16#. João 14:26 – Sua função é trazer a lembrança; lembrar ...


"... todas as coisas que vos tenho dito."

17#. Ele ocupa o coração(mente) dos crentes com as "Revelações de Jesus Cristo que Deus Lhe deu..." Apoc. 1:1.

18#. Rejeitá-Lo é torná-Lo ausente. É a ausência do Espírito que faz com que seja sem poder o ministério evangélico.

19#. É desenvolver a incredulidade de forma consciente.

20#. Sem a presença do Espírito nenhum coração será tocado. Nenhum pecador será ganho para Cristo.

21#. Todas mudanças que Jesus promove em nossa vida, advêm-nos pela operação do Espírito. Sem Ele isso é impossível.

22#. Portanto, o pecado imperdoável, e conhecido como sendo o pecado contra o Espírito Santo, não é outra coisa, senão não permitir que o Espírito Santo promova em nossa vida a sua atuação, sem a qual seremos incapazes de compreender coisa alguma.

23#. ELE É, POIS, A NOSSA SUPREMA NECESSIDADE. O crente sem o Espírito nada realiza. Sua influência santificadora deve ser uma constante em nossa vida.

24#. Livro dos Hebreus – A Obra de Cristo no SC está intimamente ligada com a Obra do Espírito Santo na Terra. O que não aprendemos com a lição didática do Livro de Levítico, despiciendo se faz entender a Carta dos Hebreus através do Espírito Santo. .
João 16:13 e 8 e João 15: 26.

25#. Existe uma estreita relação entre o Perdão, o despertamento da consciência e o trabalho repressor do Espírito de Deus Santo que freia até certo ponto os pecadores. Depois do fechamento da Porta da Graça, , também não terá mais sentido. Ora se ele não existe como pessoa, estamos diante do caos.

26#. Ao deixar Jesus a Sua POSIÇÃO no SC, o ESPÍRITO REPRESSOR de Deus será retirado da Terra, deixando os ímpios e incrédulos à solta para realizar todas as suas MALDADES. O Espírito acabará se afastando deles.

Gen. 6: 3.

27#. Essas premissas são integralmente indescartáveis.

28#. Por isso, anotemos os comentários inspirados de Ellen Gould White e outros:

INCAPACIDADE PRODUZIDA PELA INATIVIDADE.

"...Muitos que se eximem de trabalhar para Cristo alegam sua incapacidade para a obra. Fê-los, porém, Deus assim Incapazes? Não, nunca. Esta incapacidade é o produto da sua inércia, e perpetuada por sua deliberada escolha. Já em seu próprio caráter reconhecem o efeito da sentença: 'Tirai-lhe o talento.

O contínuo mau emprego de seus talentos EXTINGUIR-LHES-Á DEFINITIVAMENTE o Espírito Santo, que é a única luz".

A sentença: ‘Lançai pois o servo inútil nas trevas exteriores’- Mt. 25:30, imprime o selo do Céu sobre a escolha que eles mesmos fizeram para a eternidade.

Sem o Espírito Santo a Bíblia é um livro fechado, - um mistério... "Mas, com o Espírito Santo de Deus vem a iluminação - compreensão daquilo que foi escrito.

Freqüentemente ao ler um livro, chego a um parágrafo ou mesmo um capítulo que não compreendo. Muitas vezes eu já desejei ter o autor ai comigo para que eu pudesse perguntar exatamente o que ele queria dizer. Mas o crente tem sempre o Autor consigo. O Espírito Santo ajuda o cristão a entender a Palavra de Deus.".

Fonte: OS CARISMÁTIVOS – Citação de John F. MacArthur Jr - sobre Um panoramadoutrinário - 42..

29#. Sua forma de atuar em nossa vida é no silêncio absoluto de uma vida pacífica, sem confusão, sem gritaria, com decência e ordem e total everência. É ai que escutamos a Sua voz, ...
I Reis 19:12.

30#. Por isso, a boa compreensão de Heb. 3:12, é o antídoto contra essa mal da incredulidade. "Pelo que se hoje ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações, ..." Heb. 3:7, 15 e 16. A conseqüência foi regularmente registrada no verso 19.

31#. Nicodemos, não conhecia a experiência de viver no Espírito e pelo Espírito. Jesus explicou-lhe, então, recitando o que João registrou no seu evangelho:

"...o vento sopra aonde quer, ninguém sabe de onde vem, nem para onde vai. Pois bem, assim acontece com todos os nascidos do Espírito- João 3:8 – É PRECISO NASCER DO ESPÍRITO.

32#. Que beleza de texto. A atuação do vento está em toda parte. A conclusão que chegamos a respeito do presente assunto é de que o pecado em tela, não é apenas um ato formal. A feitura de alguma coisa errada. O cometimento de algum ato específico, senão os seus impedimentos conscientes, rejeitando os apelos que diariamente Ele (o Espírito) promove em nossa vida.

33#. Paulo fala com muita propriedade da Liberdade que temos no Espírito - II Cor 3:17e 18. Liberdade para ouvir, para crer, para obedecer.

34#. Não coloquemos o véu da incredulidade, da resistência, mas com o rosto descoberto contemplemos a face do Senhor, pois é na Glória do Senhor, segundo a Sua imagem, que seremos transformados com a glória cada vez maior.

35#. "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz..." (Ap. 2:7, 11, 17 e 29; Ap 3: 6, 13 e 22.

36#. Meu querido irmão e consulente CREIA ASSIM e assim seja - Amém.

Por Olavo Ferro
Igreja Adventista do 7º Dia – Central do Recife
olavoferro@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário