Home

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O MILÊNIO

Preâmbulo.

1. Estudando para responder a pergunta de uma consulente sobre o assunto em tela, resolvemos preparar a presente matéria para blogá-la em nosso site, por entender ser do interesse de muitos. As dúvidas são muitas. As correntes do pensamento filosófico se espraiam no mundo religioso.

2. Desde que o livro do Apocalipse foi escrito aproximadamente no ano 96 a.D ou d.C, a doutrina do Milênio passou a ser objeto de estudos teológicos. Nas muitas das vezes, pura especulação, porquanto a Bíblia é clara em suas pontuações.

3.Vamos aos fatos. Existe muito folclore interpretativo da parte de muita gente famosa do passado, principalmente na Idade Medieval, tais como Agostinho, Teodósio, etc, com o seu amilenismo que significa a negação do Milênio.

Algumas das Principais Regras de Interpretação do Texto Bíblico

4. Fonte primária - Já que a fonte onde se encontra o(s) texto(s) se referindo sobre os Mil Anos, precisamos depressa empregar as regras fundamentais de interpretação das Escrituras Sagradas. (1). Profecia alguma é de particular elucidação O Espírito Santo é o Autor das Escrituras (2Tim.1:3:16 e I Pe. 1:10 e 11). Os escritores humanos foram simplesmente os redatores do Espírito (2Pe 1:19-21). (2). Os escritores bíblicos sempre estão sintonizados e em harmonia como um todo completo. (3). As Escrituras são sua própria intérprete Uma passagem bíblica lança luz sobre outra passagem. O método comparativo é que faz a harmonia textual. (4). Além desses métodos consagrados para o estudo da Bíblia, ainda temos o emprego do método historicista – porquanto a Palavra de Deus é o Livro da História Geral do mundo. Nele encontramos a origem de tudo com fidedignidade e confiança.(1)

[1] HOLBROOK,Frank – The Atoning Priesthood of Jesus Christ, 2002, CASA.

MILENISMO – SUA ORIGEM.

5. O Milênio tem sua origem no Livro do Apocalipse, precisamente nas seguintes passagens, a saber: Apocalipse 20: 2,3-5 e 7. Nestes textos vê-se claramente o começo e o fim dos mil anos. Verdadeiramente na Bíblia não existe o vocábulo 'milênio'.

6. Nos versos 2 e 3, encontramos a cadeia de circunstância em que Satanás será aprisionado durante os mil anos. No verso 4, vemos os santos na sua fase judicativa reinando durante os mil anos.E no verso 7 temos o final do milênio e a soltura do inimigo de Deus, quando então será com seus anjos e perdidos executados no lago de fogo e enxofre. Bem feito.

7. Como o nosso interesse foi responder a pergunta da consulente e, evidentemente a indagação de milhares de curiosos espirituais sobre o assunto, deixamos, a priori de entrar nos detalhes, acerca dos acontecimentos antes e depois do milênio. Guardamos o final para abastecer vocês com o que acontecerá antes e depois do milênio.

Correntes Amilenistas, Pré e Pós milenialistas.

7. Não se pode pensar no milênio sem escatologicamente estudarmos a II Vinda de Cristo. O contexto desse evento se circunscreverá automaticamente no contexto e conteúdo de Apoc. 19:11 a 21:8.

8. Por isso, o milênio tem sido um assunto objeto de muito estudo e indicativo de três correntes do pensamento teológico, denominadas amilenistas, pós-milenistas e pré-milenistas. Por conseguinte, a palavra milênio significa mil anos. Como regra de interpretação, os mil anos estão contidos nos textos de Apoc 20:2,3, 4, 5 e 7. Entendemos não serem anos simbólicos, presos a contagem do tempo pelo princípio escatológico dia/ano. São literais mesmos.

9. Nenhuma profecia de tempo com contagem simbólica de anos acontecerá depois das 2300 tardes/manhas (Dn. 8:13 e 14) a não ser os Mil anos. Esse será um tempo separado por Deus para que na cognição dos santos assentados como reis e sacerdotes possam livremente julgar os anjos e o mundo de acordo com suas convicções purificadas.(1Cor 6:2 e 3).

10. Diante da magnitude desse evento nas Coortes Celestiais é que os estudiosos começaram a lucubrar sobre o que já está muito bem definido nas Escrituras.

11. Qual a origem da palavra milênio? Etimologicamente vem do latim Mille + ennium (Ênio), biênio, triênio, etc. Esse termo foi muito usado nas bíblias latinas. Prefixo para milímetro (milésimo de metro). Tudo isso para ser mais precioso no ensinamento.

12. Pois bem, prima facie, surgiram no começo da Idade Medieval os grandes estudiosos com o seu amilenismo – que significa negação ou inexistência do milênio. Há dois tipos de amilenismo: (1) O amilenismo clássico que considera o Reino de Deus como sendo o domínio de Deus sobre os santos que estão nos céus, fazendo do Reino de Deus um reino celestial - o Reino dos Céus. (2) O amilenismo agostiniano, que também é o ponto de vista defendido pela Igreja Católica Romana, e que considera o cumprimento de todas as promessas do Antigo Testamento com respeito ao Reino, como sendo o reinado de Cristo do trono do Pai sobre a Igreja, que está na Terra.

13. QUE LOUCURA - Esses dois pontos de vista são considerados ortodoxos, pois ainda defendem uma interpretação literal das doutrinas da ressurreição, do juízo, do castigo eterno, e outros temas relativos.

14 O amilenismo modernista, no entanto, nega as doutrinas da ressurreição, do juízo, da segunda vinda, do castigo eterno, e outros assuntos relativos. O amilenismo romano produziu o sistema de purgatório, o limbo, e outras doutrinas não bíblicas. Estudamos aqui apenas o amilenismo ortodoxo.[2]

[2]  Ad – Escatologia Reformada - http://www.monergismo.com

15. Diante dessa negação, Ticonius um herege donatista juntamente cem Agostinho (o santo) resolveram transmudar o seu pensamento filosófico a respeito, imaginando que o milênio já havia começado, pelos idos do 3º Século. O amilenismo se manteve em seu aspecto doutrinal durante toda a Idade Média.[3]

[3] Maxwell,Mervyn, The message of Revelation, 537, 1998, CASA 

Milenismo / Reforma.

16. Os Reformados, por sua vez, aguardavam para dentro de pouco tempo a volta literal de Cristo (anos 1600). Reconheciam o anticristo sob a forma de Roma Crista. Do resultado de seus estudos, Lutero concluiu e prefigurou o reavivamento do pré-milenismo entre 1538 -1638 – que sempre foi o pensamento da Igreja Apostólica.

Pré – Milenismo.

17. O Milênio, portanto, sempre foi o pensamento da Igreja Cristã Primitiva. Os três ou quatro primeiros séculos podem ser descritos como pré-milenistas .Desse modo, esse entendimento teológico está de acordo com o que Paulo expõe em 1Tes 4:14. Inclusive ele fala da trombeta de Deus tocando e os que morreram em Cristo ressuscitam primeiro. Em seguida, vemos a trasladação dos justos vivos, para um encontro com Cristo nos ares. [4]

[4] CLOUSE, Ed. Millenium, pg.9, citdo por Mervyn Maxwell,

18. Os Adventistas do Sétimo Dia ou simplesmente conhecidos como ASD são pré-milenistas futuristas. Esta convicção foi assinalada logo nos primeiros anos do Século 19. A pregação milerita era de que Jesus voltaria e então começaria o 1000 anos verificados em Apocalipse 20, tal como escrito por Mervyn em Seu Livro Uma Nova Era Segundo as Profecias de Apocalipse. Um dentre todos os propósitos desse artigo é levar vocês, meus amigos e visitadores do site, e a você minha querida consulente, a estar em pé quando Jesus aparecer nas nuvens do Céu com poder, majestade e grande Glória (Tito 2:13 e 14).

19. Somente o NT relaciona 318 passagens acerca da volta de Jesus, onde os Mil anos é um período real de tempo. Para os remidos findou o Grande Conflito entre Deus e Satanás. O Selo de Deus em suas testas demarcam que eles com o Selo de Qualidade da Santidade Deus são propriedade exclusiva do Senhor nosso Deus.

Início e Fim do Milênio.

20. Como será esse evento de tão grande esperança para o Povo de Deus? Eis os passos desse acontecimento que estão bem ai pertinho de nós. Exequíveisl. Indeclináveis. Todos participarão dele, senão no seu começo, mas com certeza no seu final Entre a primeira e a segunda ressurreição. Essa é a parte do estudo mais esperançosa para quem ainda está no caminho dos vivos. Vamos a ela.

(A). Cristo desse do Céu como grande Conquistador – o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.Ao toque ou ao retinir a Trombeta de de Deus, os que morreram em Cristo ressuscitam primeiro.

(B). Seus inimigos são mortos, com exceção de Satanás e seus anjos.

(C). Satanás é preso e manietado com uma cadeia no Abismo. Não pode mais enganar as nações Esta Terra será um grande cemitério de cadáveres insepultos (Jr. 4:23 e seguintes).Está será situação do planeta.

D). Os redimidos são recebidos no Céu. Assentam-se em tronos para reinar com Cristo e julgar os anjos e o mundo durante 1000 anos.

(C'). Ocorre a Segunda Ressureição no Fim do Milênio. Satanás será solto por um pouco de tempo. É libertado para seduzir com o seu último engano as nações da Terra.

(B'). Todavia, os ressurretos inimigos de Cristo foram julgados e foram mortos no lago de fogo e enxofre juntamente com Satanás e seus anjos. Esta é a segunda morte.

(A'). A Santa Cidade desce do Céu. A Terra Renovada com sua Divina Habitação serão concedidas aos vencedores companheiros de Jesus, o Filho de Deus.

21. Este é um novo e último quiasma (Letra K no grego) o Centro de Tudo. Cristo é o centro do Tudo e do Todo. Amém, Amém, Amém. Glórias sejam dadas ao Senhor nosso Deus. E você minha querida consulente, e você meu querido amigo visitante do site? Que planos vocês estão fazendo para participar ativamente desse evento do qual todo bem informado estudante deve fazer parte das três primeiras letras do quiasma.? Estou orando por você e por mim. Vai ser uma festa muito bonita e inexcedível para aqueles que fizerem um Concerto de Sacrifício com o Senhor. Seja também um pré-milenista futurista. Participe do Grande Plano de Deus para você. É o nosso desejo e fervorosa oração.

Por Olavo Ferro.
olavoferro@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário