Home

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A CRIAÇÃO #6 - PARTE - Belezas Naturais

Gênesis 1: 20-23

 20 Disse Deus: Produzam as águas seres viventes, e aves que voem sobre a terra, na aberta expansão dos céus. 

21 E criou Deus os grandes monstros marinhos, e todo ser vivente que se move, que as águas produziram segundo seu gênero, e toda ave alada segundo sua espécie. E viu Deus que era bom. 

22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares, e multipliquem-se as aves na terra.

23 E foi a tarde e a manhã o dia quinto.  

REINO ANIMAL – Animais marinhos e aquáticos – Aves e Répteis. Fauna Marinha. Todos os animais que povoam os mares e os rios . Grandes e pequenos.

Os grandes animais marinhos. Aliás, só existem grandes animais nos mares. Nos rios nós nunca soubemos de qualquer animal portentoso.

Fauna marinha. Todos os animais que povoam os mares. Grandes e pequenos. Seres orgânicos e inorgânicos.

Fauna lacustre – animais que povoam os rios.

Ordem pronunciada. Falou ou se comunicou com os animais. Deus fala aos animais, e eles compreendem a Sua voz. Entendem a Sua mensagem. Simplesmente maravilhoso Fantástico.

Embora existam algumas semelhanças, qual a diferença entre o Reino Animal e o Vegetal?

Obs.: É verdade que as plantas têm vida como os animais e possuem certas funções semelhantes aos dos animais. Mas, existe uma clara distinção entre os animais e a vegetação.

Os animais se movimentam de um lugar para outro para buscar alimento. Portanto, tem órgãos que os compele a tomar decisões.

Os animais sentem e demonstram as seguintes sensações: dor, alegria, depressão, tristeza, falta de alguém, etc. Tudo em maior ou menor quantidade. As plantas não nos transmitem essa reação de forma tão vívida.

Gen. 2:19 e 22 – são textos muito importantes. Neles encontramos a primeira Bênção.
O Senhor gastou todo o 5o Dia exclusivamente realizando Sua atividade criadora, enxameando a Terra com os animais aquáticos – os marinhos / e os lacustres – aves de todas as espécies que se conhecem hoje e todas as formas de répteis.

Verso 22 – No 5o Dia Deus pronunciou sua primeira Bênção. Claramente Deus os abençoou dizendo:
“Crescei-vos e Multiplicai-vos...Sede fecundos...Enxameai e povoai os mares e os rios...Multipliquem-se as aves...”


A obra do quinto dia não só foi declarada boa pelo Criador senão que recebeu uma bênção que não foi dada nem aos produtos inanimados da criação de Deus nem às plantas. Esta bênção, que se enfoca em sua propagação e aumento -"frutificai e multiplicai-vos"- chegou a ser uma fórmula usual de bênção (caps. 35: 11; 48: 4). 

Verso 23 – “...e viu Deus que era muito bom. Foi a Tarde / Manhã do 5o Dia.

"A terra deve ter-lhe parecido deleitável em sumo grau ao Criador quando a contemplou ao final do quinto dia. Não só tinha verdejantes colinas, resplandecentes correntes de água e lagos azuis, senão também seres viventes que se moviam, nadavam e voavam dando a este mundo, pela primeira vez, a qualidade de vida que não tinha possuído antes. 

As grandiosas obras de Deus realizadas nos dias prévios foram certamente admiráveis, mas a natureza recebeu sua ornamento no dia quinto. Sem a vegetação criada no terceiro dia, o mundo teria oferecido uma aparência muito pouco atraente. Muito maior teria sido a falta de atração e alegria se tivessem estado ausentes as miríadas de seres viventes que povoam a terra. 

Cada um desses seres, pequenos ou grandes, deve ensinar-nos uma lição acerca da maravilhosa maestría do grande Deus, a quem devemos adoração como ao autor e preservador de toda forma de vida. Esses seres devem dar-nos um saudável respeito pela vida, que não podemos impartir senão que devêssemos proteger cuidadosamente e não destruir. 

A nossa Quinta-Feira.

Escrito por Olavo Ferro - olavoferro@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário