Home

terça-feira, 24 de abril de 2012

Estatística dos Salvos e Perdidos – Parte II


1. Depois de nossa última publicação sobre o assunto em tela, a imaginação de um pretenso escritor, evoluiu e ficou claro que a matéria blogada merecia uma completude mais aprimorada. O nosso trabalho precisava de um aprofundamento um pouco maior no tocante a terça parte que irá compor a população celestial.

2. Passeando pelas Escrituras verificamos que esse 1/3 que o Senhor levará com Ele quando retornar em glória e majestade tem um direcionamento singular. Inclusive esse 1/3 tem um nome característico, uma conotação única e inigualável – será chamado como o Remanescente de Deus. É aquele que fica. É o resto. No Joeiramento, os 2/3 é a palha que o vento levou. Se perdeu.

Em suma: o resto que se caracteriza como os perseverantes e zelosos. Deus sempre teve um pequeno grupo de seguidores considerados por Ele como dedicados, devotados, constantes em seus princípios morais. Conhecido como o remanescente fiel.

3. Desde o Gênesis os dois grupos foram aos poucos se dimensionando. Entre Caim e Abel restou Abel. Da família de três irmãos restou apenas Abraão. Abraão foi o terço dos seus irmãos. Isaías por sua vez chama Israel de povozinho (Isaías 41:14), Esta expressão é não somente carinhosa, como também uma peculiar demonstração do tamanho desse povo que Deus escolheu como sua propriedade característica.

4. Por conseguinte, o prêmio da soberana vocação será creditado unicamente a essa messe de salvos e remidos pelo preciso Sangue do Cordeiro. Ao longo de toda a Palavra de Deus ele é conhecido como o Povo Remanescente.

5. Ainda citando o Profeta Isaías, Paulo escrevendo aos cristãos de Roma disse que ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é quem será salvo (Rm. 9:27; Isaias 10:22). Como se não bastasse falando sobre o futuro da Igreja de Deus, Paulo fala de um "resto", que ficou segundo a eleição da Graça (Rm. 11:5.

6. Portanto, a perspectiva de salvação se restringe apenas a um remanescente. Aquele que fica, permanece, ou ainda mais, permanece fiel o tempo todo. Ratificando esta afirmação verbalizada em nosso trabalho inicial construímos essa certeza de que a terça parte vai ter o seu lugar de destaque, Lucas em seu evangelho diz que seremos "Iguais aos anjos" (Lc. 20:35e36).

7. Como foi dito no início, sem sermos especulativos e/ou dogmáticos, a demonstração da pesquisa nos direciona para um entendimento muito simples; será desse modo, assim, pelo que está escrito. No mínimo, oro para que estejamos no contexto dessa " terça parte de toda a Terra".( Zc. 13:9).

Escrito por Olavo Ferro
Igreja Adventista do 7º Ddia Central do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário