Home

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

TRONO DE DEUS – Parte I

Esta é a parte inicial da Série sobre o Trono Celestial de Deus. O Estudo será apresentado em 7 capítulos. 

O TRONO DE DEUS NO CÉU.


INTRODUÇÃO.

1. Encontramos em todas as Escrituras, aproximadamente, apenas 59 textos falando expressamente do Trono do Deus Altíssimo.

2. Destes textos, apenas 08 estão no AT e o restante no NT. Pormenorizando ainda mais a pesquisa, somente no Livro das Revelações – o Apocalipse, se encontra a sua maior parte dos versos (51) que registram o objetivo das citações e sua finalidade.

3. Por sinal o assunto está amplamente ligado com a habitação de Deus em relação ao resgate do Planeta que tem sido objeto do tema – o Grande Conflito e/ou a Grande Controvérsia.

4. Ressaltamos mais, que desde o Éden o Senhor Deus Jeová tem sido muito pródigo em demonstrar o seu interesse em trasladar o Seu Império Divino, a Capital do Universo para a Nova Terra, ou melhor,  na Terra Renovada (Ap. 21:3; Is.62:11 e 12 e 65:17 e seguintes).

5. Em suma, este é o Projeto de Deus desde a Eternidade, tão eterno quanto Ele – o Senhor Deus nosso Pai, Seu Filho Unigênito e o Espírito Santo.

HABITAÇÃO TERRESTRE.

6. O primeiro lance que tomamos conhecimento, encontramo-lo no livro dos Gênesis (Gn.3:8). Era costume do Senhor Deus falar com o casal recém criado, antes mesmo da queda. Adão/Eva entretinham um relacionamento saudável e presencial quando ouviam a voz do Senhor.

7. A posteriori, a história religiosa se desenvolveu num clima de tristeza e vergonha. Tudo se modificara. As vestes da inocência cederam lugar a desonra e humilhação. A composição fisiológica do casal se transmudou.

8. Os resultados todos já conhecemos. O casal foi convidado a se retirar do Lar Edênico. Teriam que viver fora das partas do Paraíso.

9. Providências foram tomadas por ocasião do despejo do casal desobediente que a partir de então, seria errante na Terra, até se cumprir a promessa Divina. Formalidades foram providenciadas pelo Senhor Jeová, a fim de que pelo descendente da mulher, o Salvador vindouro pudesse resolver a problemática da desobediência que agora passara a chamar-se de pecado.

DOUTRINA DA SALVAÇÃO.

10. Lá fora, as formalidades daria início a doutrina fundamental por excelência das Escrituras Sagradas – Doutrina do Santuário. Este é o fundamento teológico do Plano da Salvação ideado por Deus.

11. Agora, Adão e Eva precisavam de:

Um Sacrifício,
Um Altar de Sacrifícios,
Um sacerdote e de
Um Intercessor;

12. Enfim, o ser que povoaria o Planeta precisavam na Terra de Um Santuário para Adoração ao Deus Criador.

13. Ali se cumpria o princípio dos Princípios – o Deus que amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito." João 3:16. Ele O deu, não somente para que vivesse entre os homens, mas que tomasse sobre Si os seus pecados, e morresse em sacrifício por eles; deu-O à raça caída. Cristo devia identificar-Se com os interesses e necessidades da humanidade. (Caminho a Cristo, 14).

Continua – na Parte II

Olavo Oliveira Ferro
Igreja Adventista do 7º Dia - ICR
olavoferro@uol.com.br.














Nenhum comentário:

Postar um comentário