Home

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Mensagem da Igreja de Laodicéia para os nossos dias



Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém me ouvir chamá-lo e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim. Apoc.3:20

Rom. 2: 17-24 - Aplicação da mensagem de Laodicéia

"A mensagem para a Igreja de Laodicéia é aplicável para todos os que tiveram grande luz e muitas oportunidades, e no entanto não as apreciaram" (RH 11-3-1902).

Apocalipse 2: 4-5 - Falta o fervor do amor

"A mensagem para a Igreja de Laodicéia é aplicável a nossa condição. Quão claramente se descreve a condição dos que pensam que têm toda a verdade, que se orgulham de seu conhecimento da Palavra de Deus, mas cujo poder santificador não foi sentido em suas vidas. Falta em seus corações o fervor do amor de Deus; mas este fervor do amor é precisamente o que faz do povo de Deus a luz do mundo" (RH 23-7-1889).

A mensagem é sumamente aplicável para nós como povo. Foi apresentado diante de nós durante muito tempo; mas não se lhe prestou a devida atenção. Quando a obra de arrependimento for fervente e profunda, os membros da igreja comprarão individualmente as ricas mercadorias do céu. [ver Apoc. 3: 18.] Oh, quantos contemplam as coisas de uma maneira distorcida, na forma em que Satanás quer que as vejam.

Podeis manifestar grande zelo no esforço missionário, e no entanto esse esforço está contaminado com egoísmo e tem um pronunciado sabor ao eu, não é nada à vista de Deus, pois é uma oferenda manchada e corrupta. A não ser que a porta do coração esteja aberta para Jesus, a não ser que ele ocupe o templo do alma, a não ser que o coração esteja cheio de seus atributos divinos, quando as ações humanas forem pesadas nas balanças do céu serão declaradas "faltas". O amor de Cristo nos faria ricos; mas muitos não compreendem o valor de seu amor. Muitos não se dão conta de que o espírito que acalentam está destituído da humildade e a mansidão de Cristo, destituído do amor que os converteria em canais de luz (MS 33, 1894).

"...Deus tem um povo escolhido e o faz depositário de uma verdade cheia de resultados eternos; deu a luz que deve alumiar o mundo. Cometeu Deus um erro? Somos certamente seus instrumentos escolhidos? Somos os homens e as mulheres que devem levar ao mundo as mensagens de Apocalipses quatorze, para proclamar a mensagem de salvação aos que estão à beira da ruína? Procedemos como se o fôssemos?" (MS 51, 1901).

"A mensagem a Laodicéia se aplica a todos os que dizem guardar a lei de Deus... Cada aspecto da vida cristã deve ser uma exemplificação da vida de Cristo. Se não o é, ouviremos as terríveis palavras: "Não vos conheço" (RH 17-10- 1899).

"A mensagem à igreja de Laodicéia se aplica mais decididamente àqueles cuja experiência religiosa é insípida, que não dão um decidido testemunho em favor da verdade" (Carta 98, 1901).

O propósito da mensagem aos laodicenses foi para eliminar da igreja... influências fanáticas; mas o esforço de Satanás foi corromper a mensagem e destruir sua influência. A ele lhe agradaria que pessoas fanáticas recebessem o testemunho e o usassem na causa dele antes que os ter sempre num estado de indiferença..." (2SG 223).

Muitos são laodicenses que vivem num estado de autoenganho espiritual. Vestem-se com as vestimentas de sua própria justiça, imaginando-se que são ricos e estão enriquecidos e não precisam nada, quando [o que] precisam [é] aprender de Jesus diariamente, de sua humildade e mansidão; caso contrário se encontrarão em quebra e toda sua vida terá sido uma mentira (Carta 66, 1894).

O amor ao eu exclui o amor a Cristo...O ardor do primeiro amor caiu num egoísmo. O amor de Cristo no coração se expressa nas ações. Se o amor por Cristo é apagado, o amor por aqueles por quem Cristo morreu se degenerará. Quiçá tenha uma aparência admirável em favor do zelo e as cerimônias; mas essa é a substância de sua autopomposa religião. Cristo os apresenta como que lhe produzissem náuseas [cita Apoc. 3:17-18] (MS 61, 1898).

A exaltação própria é um elemento perigoso. Mancha tudo o que toca. É o ramo do orgulho, e procede tão habilmente que, a não ser que se esteja em guarda contra ele, se posicionará nos pensamentos e regerá as ações.

Ecl. 10: 1; Mat. 7: 1-5 - Amor ao eu

Deus nos exorta a que aprendamos a mansidão de Cristo. Eliminando nossa tendência a ver os erros de outros.

"Enfocai vossa atenção em vossos próprios defeitos. Vossa justiça própria produz náuseas ao Senhor Jesus Cristo. [cita Apoc. 3: 15-18.] Estas palavras se aplicam às igrejas e a muitos que estão em cargos de responsabilidade na obra de Deus" (MS 108, 1899).

Apocalipse 3:15-16 (Mat. 6: 22-24). Os cristãos em média são piores do que os incrédulos, pois suas palavras enganosas e sua posição evasiva extraviam a muitos. O incrédulo se mostra tal como é. O cristão morno engana a ambas partes. Nem é um bom mundano nem um bom cristão. Satanás o usa para fazer uma obra que nenhum outro pode fazer (Carta 44, 1903).

A condição de muitos daqueles que pretendem ser os filhos de Deus, é exatamente apresentada pela mensagem à igreja de Laodicéia. Diante dos que servem a Deus se expõem verdades de valor inestimável. Se essas verdades são levadas à vida prática, demonstram a diferença que há entre o que serve a Deus e o que não lhe serve.

O estudante da Palavra se encontra inclinado sobre uma fonte de água viva. A igreja precisa beber profundamente da espiritualidade da Palavra. Seu serviço a Deus precisa ser muito diferente da experiência religiosa insípida, sem vida, apática que faz que muitos crentes sejam muito pouco diferentes dos que não crêem, muito similares em espírito aos inconversos (MS 117, 1902).

Este é o testemunho dado a respeito da igreja de Laodicéia. Esta igreja tinha sido fielmente instruída. Em sua carta aos colosenses, Paulo escreveu: "Vos saúda Epafras, o qual é um de vocês, servo de Cristo, sempre rogando encarecidamente por vocês em suas orações, para que estejais firmes, perfeitos e completos em tudo o que Deus quer. Porque dele dou testemunho de que tem grande apreciação por vocês, e pelos que estão em Laodicéia, e os que estão em Hierápolis".

A obra feita na igreja de Laodicéia foi ampla e excelente. A seus membros deu a exortação: "Sede, pois, vocês perfeitos, como vosso Pai que está nos céus é perfeito". Mas a igreja não continuou na obra que começaram os mensageiros de Deus. Os laodicenses escutavam; mas se apropriaram da verdade e não levaram a cabo a instrução que se lhes deu. O resultado que seguiu é o que com segurança sempre ocorre quando se recusam as advertências e os rogos do Senhor (MS 128, 1903).

Devemos eliminar aos compradores e vendedores do templo do alma para que Jesus possa morar conosco. Agora está à porta do coração como um comerciante celestial. Diz: "Tenho aqui, eu estou à porta e chamo; se algum ouve minha voz e abre a porta, entrarei a ele, e jantarei com ele, e ele comigo".

Virtudes que faltam entre nós.

O ouro que Jesus quer que compremos dele é o ouro refinado em fogo; é o ouro da fé e o amor, que não tem nenhuma substância contaminadora misturada com ele. As vestimentas brancas são a justiça de Cristo, o traje de casamentos que só Cristo pode dar. O colírio é o verdadeiro discernimento espiritual que tanto falta entre nós, pois as coisas espirituais devem discernir-se espiritualmente (RH 1-4-1890).

Isa. 64: 6; Fil. 3: 9

A testemunha verdadeira disse: "Te aconselho que de mim compres ouro refinado em fogo, para que sejas rico, e vestimentas brancas para vestir-te, e que não se descubra a vergonha de tua nudez". Qual é a vergonha desta nudez e pobreza? É a vergonha de revestimos com justiça própria e de separar-nos de Deus, quando ele fez ampla provisão para todos os que recebem sua bênção (HS 139).

Isa. 61: 10; Zac. 3: 4-5

Mat. 6: 22; Tiago. 1: 23-25 - Pontos de vista corretos para a consciência

O olho é a consciência sensível, a luz interior da mente; de sua correta visão das coisas depende a saúde espiritual de toda o alma e o ser.

O "colírio", a Palavra de Deus, ao ser aplicado, aviva a consciência porque convence do pecado; mas a aplicação é necessária para que se produza a cura, e a pessoa viva com sinceridade de propósito para a glória de Deus.

O pecador que se contempla a si mesmo no grande espelho moral de Deus, vê-se como Deus o vê, e se arrepende diante dele e tem fé em nosso Senhor Jesus Cristo...

Os laodicenses... não estavam inteiramente cegos, pois caso contrário o colírio não tivesse servido de nada para restaurar-lhes a vista e capacitá-los para discernir os verdadeiros atributos de Cristo. Cristo diz: Renunciando a tua suficiência própria, abandonando todas as coisas, não importa quão queridas te sejam, podes comprar o ouro, as vestimentas e o colírio para que posa ver (RH 23-11-1897).

Apliquemos as palavras de Cristo a nossos casos individuais. Somos pobres, e cegos, e desventurados, e miseráveis? Então, procuremos o ouro e as vestimentas brancas que ele oferece. A obra de vencer não está restringida à era dos mártires. O conflito é para nós, nestes dias de sutis tentações para a mundanidade, a segurança egoísta, a complacência do orgulho, a ambição, falsas doutrinas e imoralidade na vida (RH 24-7-1888).

Precisamos retornar à palavra de Deus, a bíblia, pois só ela pode curar nossa cegueira ou corrigir a visão distorcida que temos sobre nós mesmos. Assim, saberemos o que nos falta: valores espirituais que só podem ser conseguidos do próprio Deus e não por dinheiro.

Quem abrir a porta, recebendo o Senhor Jesus, será também por ele recebido na glória celestial, conforme se lê no versículo 21: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono”.

“Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap.3.22).













Um comentário:

  1. Oi seu Olavo, tudo bem?
    As suas postagens são muito ricas, cheias de conhecimento, gosto muito.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir